Ortopedia e Traumatologia



Imagem relacionada

A ortopedia é a técnica que procura corrigir ou evitar as deformações do corpo humano através de exercícios corporais ou diversos aparelhos. Os aparelhos ortopédicos são chamados ortoses e são diferentes das próteses.

Dá-se o nome de técnico de ortopedia ao especialista que desenha, confecciona e toma as medidas necessárias para o desenvolvimento de ortoses e próteses. A utilização destes aparelhos é diagnosticada pelos médicos.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia" e também a especialidade da odontologia intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito. Na Fisioterapia a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.

A traumatologia é outro conceito relacionado com a ortopedia. Este ramo da disciplina dedica-se ao tratamento de pacientes com traumatismos, fracturas ou deformidades de algum tipo.

A imobilização com férulas (talas), por exemplo, é uma técnica da traumatologia que remonta às origens da medicina. No século X, surgiu a implementação do gesso por impulso de médicos persas. A especialização da ortopedia começou a desenvolver-se no século XVIII para corrigir e prevenir as deformações.

Cursos online sobre Medicina e temas da Saúde: 

Curso online de Medicina Legal

Ventilação Mecânica em Pacientes Asmáticos

Fisiologia Humana - online

Curso Online de Biotecnologia

Curso de Primeiros Socorros

Curso Online de Biossegurança Hospitalar

Curso Online de Hepatites

Curso Online de Anemias

Curso Online de Doenças Neuromusculares

Curso Online de Interpretação de Exames Laboratoriais

Curso Online de Labirintopatia

Curso Online de Surdez - Aquisição de Linguagem e Inclusão Social



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário