Como Bater na Bola com Efeito no Futebol



http://imgs.sapo.pt/images/DESPORTO/hp2/futebol/liga_inglesa/futebol_passe_geral_qpr_533_1.jpg

Impressione seus companheiros de time ao fazer magia chutando uma bola de futebol! Veja a bola mudar de direção em sua trajetória. É mais fácil colocar efeito na bola com ela parada, como se fosse cobrar uma falta, apesar de que jogadores habilidosos podem aplicar uma curva na bola mesmo quando ela estiver em movimento. Se você deseja aprender e aperfeiçoar esta técnica, este é o guia certo.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica

Método 1 de 2: Chutando com a Parte Interna do Pé

Aproxime-se da bola em um pequeno ângulo, como se fosse chutá-la normalmente, mas, dessa vez, batendo com a parte interna do pé. 

Geralmente, o alinhamento do seu corpo não estará na direção do gol. Se você chutar com o pé direito, seu corpo estará um pouco mais à direita, enquanto se chutar com o pé esquerdo, seu corpo estará um pouco mais à esquerda do gol. 

Preste atenção ao seu pé de apoio ao chutar a bola. O pé de apoio é o que você não utiliza para finalizar, e ele dará o equilíbrio para o seu chute. Faça com que os dois pés fiquem de forma paralela na hora que você chutar, numa distância de cerca de 30 centímetros, como na foto acima. Posicione o pé de apoio numa distância que seja suficiente para bater na bola com a parte interna do pé, e perto o suficiente para que você não coloque toda a força no pé de apoio, tirando força do chute. 

Mantenha a mão que está do lado do pé de apoio longe do corpo, para mais equilíbrio e força. Ao chutar a bola, seu corpo irá se curvar um pouco. Manter a mão que está do lado do pé de apoio longe do corpo ao chutar irá dar mais força ao chute e manter seu equilíbrio após o chute.

Chute a bola com a parte interna do pé, na região onde os dedos do pé e o próprio pé estão ligados. A bola irá deslizar na parte interna do pé. Você deverá chutar na parte inferior, à direita da bola, se utilizar o pé direito.Olhe para a bola como se ela fosse um círculo, e imagine uma cruz bem em seu meio. Numa finalização de pé direito, acerte a bola no quadrante inferior à direita, enquanto num chute de pé esquerdo, acerte o quadrante inferior esquerdo.

Não mexa o pé de apoio. Ele deverá ficar um pouco curvado na direção da linha vermelha. Deixe-o equilibrado e firme com a ajuda de seus braços. 

Após o chute, sua perna deverá balançar na direção do gol. Depois, tente trazer sua perna de volta transversalmente ao seu corpo, para completar o movimento. 

Se quiser dar altura ao chute, bata na parte de baixo. O impulso deverá ser suficiente para que a bola passe por cima da barreira e caia na direção do gol. Ao fazer o contato com a bola, ela irá girar e "mergulhar"! Você pode aumentar a altura da finalização inclinando seus ombros para trás ao chutar. Lembre-se de bater com efeito na parte de baixo para que ela suba e caia na direção do gol. 

Incline-se para trás se quiser que a bola suba, ou incline-se para frente se quiser que o chute seja rasteiro. Essa técnica pode ser utilizada com qualquer chute, com os mesmos resultados.


Método 2 de 2: Dando Efeito com a Parte Externa do Pé

Aproxime-se da bola com um pequeno ângulo externo em relação ao gol. Um destro, por exemplo, deverá mirar à esquerda do gol.
Plante o pé de apoio corretamente. Coloque o pé de apoio direcionado à esquerda do gol. Ele ficará mais para trás e mais longe da barreira do que se o chute fosse realizado com a parte interna do pé.
Mantenha o pé de apoio imóvel ao se preparar e ao chutar a bola. Ao mexer o pé de apoio, o seu movimento de chute será atrapalhado, e você terá menos força para empregar.
Mantenha a mão do lado do pé de apoio longe do corpo para mais equilíbrio e força. Novamente, é importante que a mão fique longe do corpo, para dar mais equilíbrio. Ela não precisa ficar muito longe, mas também não deve ficar colada ao corpo.
Bata na bola com a parte externa do pé, de forma transversal ao corpo. Se imaginar uma cruz na bola, e for destro, você deve acertar a parte inferior, à esquerda ou no meio, para ter o efeito desejado.
Após o chute, a perna deve passar transversalmente ao corpo, como num chute com a parte interna. Os resultados serão diferentes, pois você estará finalizando com a parte externa.
Jogadores destros deverão fazer com que a bola gire no sentido horário, ao baterem com a parte externa e o pé se mover para a direita, após a finalização.
Jogadores canhotos deverão fazer com que a bola gire no sentido anti-horário, ao baterem com a parte externa e o pé se mover para a direita, após a finalização.

Dicas

Você deve quase "cortar" a bola com a parte interna do seu pé.
Após o chute, você deverá torcer seus quadris.
Aperfeiçoe primeiro a técnica, e depois a força e velocidade do chute.
Quanto mais a bola ficar no ar, mais curva ela ganhará. Se chutar a parte inferior, ela será mais devagar, mas irá ganhar mais curva.
Essa técnica é similar para bater com a parte externa do pé, no entanto, você deverá se aproximar da bola do lado oposto. Você pode dar mais força e mudança de direção para a bola ao bater com a parte externa. Porém, é muito mais difícil que o chute seja preciso.
A técnica geralmente é chamada de "3 dedos". O sistema é o mesmo, mas você deverá bater na bola de baixo para cima. Será necessário mais treino, e se sentir dor no joelho, pare e tente outra hora.
Sempre faça o movimento correto após o chute, pois isso é essencial para empregar mais força e precisão. Ao melhorar, você não precisará levantar tanto o pé.
Ao chutar, incline seu corpo para trás, para que a bola gire e caia, passando facilmente pela barreira.

Avisos

Utilize chuteiras para ter maior tração na grama.
Não se esqueça de fazer aquecimento e alongamento antes de qualquer exercício.
Materiais Necessários
Uma bola de futebol
Um lugar aberto
Chuteiras com travas, para maior tração

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Futebol é importante. Eu indico:
 



    Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

    Comente:

    Nenhum comentário