Escavações no solo




Resultado de imagem para engenheiro e arquiteto

Para realizar escavações em terrenos, a área de trabalho deve ser previamente limpa. Isso significa que é necessário providenciar a retirada ou o escoramento de árvores, rochas, equipamentos, materiais e outros objetos sempre que houver risco de comprometimento da estabilidade.

Cursos online de Engenharia

Além disso, o conhecimento do solo do local é muito importante, pois a maior parte dos acidentes ocorre por movimentos acidentais que resultam em desabamentos. Assim, a presença de um engenheiro especializado em geo tecnica é fundamental para a segurança do processo.

As escavações devem possuir sinalização de advertência, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo seu perímetro.

Os acessos de trabalhadores, veículos e equipamentos às áreas de escavação devem ter sinalização de advertência permanente.

Confira 5 dicas indispensáveis antes de pensar na escavação do terreno

1. A construção não é algo isolado, por isso devem ser analisadas as edificações vizinhas e sua diferença de altura do solo. Se for muito grande, é preciso fazer um trabalho específico de contenção com taludes antes de escavar.



2. Antes de pensar em ligar uma escavadeira, é imperativo que engenheiros estudem toda a natureza ecológica da área, assim como a resistência do solo que será escavado com muita atenção, cuidado e responsabilidade.



3. Também é preciso analisar se no terreno há interferências de infraestrutura de serviços públicos, como água, luz e esgoto, que possam prejudicar as áreas próximas à construção. Essa sondagem pode ser feita através de escavação de trincheiras transversais ou emprego de equipamentos de detecção de metais.



4. O risco de acidentes em escavações é diretamente proporcional à falta de conhecimento da área que será escavada, ao otimismo, quanto à sua estabilidade, e à desatenção, quanto a influências de fatores externos. Por isso, procure empresas qualificadas e de renome no mercado e exija sempre o uso de EPIs!



5. Se houver tráfego próximo à escavação, ele deve ser desviado por sinalizadores luminosos de acordo com a legislação apropriada. Devem também ser construídas, pelo menos, duas vias de acesso, uma para pedestre e outra para máquinas e veículos pesados.



Com essas 5 dicas indispensáveis antes de começar a escavação no seu terreno ou obra de construção civil, não deixe de se informar também se a área pretendida é de proteção ambiental ou se possui algum histórico de riscos de deslizamentos etc.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário