Atenda Fisioterapia no Alzheimer com Eficácia







Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva que é caracterizada pela perda da memória e da cognição, o que dificulta/impossibilita as tarefas diárias mais básicas da vida diária, como se alimentar e realizar a higiene. Essa doença afeta principalmente os idosos, e embora raro, também pode se desenvolver de forma precoce entre os 30-50 anos. O tratamento consiste em remédios, alimentação adequada e exercícios fisioterápicos, onde o objetivo é retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida. 

Fases do Alzheimer

A Doença de Alzheimer é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas. Entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: 

Estágio inicial: o início da doença raramente é percebido, já que a condição se desenvolve de forma gradual. Entretanto, os primeiros sintomas são:

Ter problemas com a propriedade da fala (problemas de linguagem)
Ter perda significativa de memória – particularmente das coisas que acabam de acontecer
Não saber a hora ou o dia da semana
Ficar perdida em locais familiares
Ter dificuldade na tomada de decisões
Ficar inativa ou desmotivada
Apresentar mudança de humor, depressão ou ansiedade
Reagir com raiva incomum ou agressivamente em determinadas ocasiões
Apresentar perda de interesse por hobbies e outras atividades.

Estágio intermediário: como a doença progride, as limitações ficam mais claras e graves. A pessoa com demência tem dificuldade com a vida no dia a dia, e:

Pode ficar muito desmemoriada, especialmente com eventos recentes e nomes das pessoas
Pode não gerenciar mais viver sozinha, sem problemas
É incapaz de cozinhar, limpar ou fazer compras
Pode ficar extremamente dependente de um membro familiar e do cuidador
Necessita de ajuda para a higiene pessoal, isto é, lavar-se e vestir-se
A dificuldade com a fala avança
Apresenta problemas como perder-se e de ordem de comportamento, tais como repetição de perguntas, gritar, agarrar-se e distúrbios de sono
Perde-se tanto em casa como fora de casa
Pode ter alucinações (vendo ou ouvindo coisas que não existem).

Estágio avançado: o estágio avançado é o mais próximo da total dependência e da inatividade. Distúrbios de memória são sérios, e o lado físico da doença torna-se mais óbvio. A pessoa pode:

Ter dificuldades para comer
Ficar incapacitada para comunicar-se
Não reconhecer parentes, amigos e objetos familiares
Ter dificuldade de entender o que acontece ao seu redor
É incapaz de encontrar o seu caminho de volta para a casa
Ter dificuldade para caminhar
Ter dificuldade na deglutição
Ter incontinência urinária e fecal
Manifestar comportamento inapropriado em público
Ficar confinada a uma cadeira de rodas ou cama.

Os exercícios fisioterapêuticos proporcionam uma melhor qualidade de vida aos que os praticam. A patologia do Alzheimer causa déficits importantes em seus portadores, desse modo a fisioterapia exerce papel fundamental na reabilitação desses pacientes. Entender essas fases acima explicadas será essencial para desenvolver um bom programa de exercícios.

Geralmente, a fisioterapia para Alzheimer deve ser realizada por 2-3 vezes por semana em pacientes que se encontram numa fase inicial da doença e, que apresentam sintomas como, dificuldade em andar ou equilibrar, por exemplo, ajudando a retardar o avançar da doença e mantendo a autonomia do doente por um maior período de tempo. No entanto, na fase avançada estando acamado, é importante fazer fisioterapia diariamente para evitar a atrofia muscular e manter a amplitude das articulações.

Através de técnicas fisioterapêuticas é possível melhorar a qualidade de vida do paciente com a doença de Alzheimer, retardando perdas funcionais e reduzindo complicações devido a imobilizações. Ainda é possível a melhora do equilíbrio corporal, prevenir quedas, melhora da marcha, evitar encurtamentos musculares, perda de massa muscular e força muscular, diminuição de tônus, prevenir deformidades, promovendo assim a independência funcional.

O EBOOK Fisioterapia no Alzheimer com eficiência é para estudantes e profissionais de Fisioterapia e traz toda a explicação da doença de Alzheimer voltada para fisioterapeutas, seus estágios, tratamentos específicos e exercícios que podem ser feitos.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário