Papel da Fonoaudiologia na Comunicação





A comunicação é um meio pelo qual o indivíduo recebe e expressa a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração na comunidade. A atuação da fonoaudiologia na área de linguagem é vasta: linguagem oral, escrita, linguagem de surdos, comunicação alternativa para pacientes com comprometimentos neurológicos severos que o impeça de se comunicarem de outras maneiras. Crianças são as mais atingidas nesse processo.


O desenvolvimento da linguagem oral depende de vários fatores como saúde, audição (porque se ela não ouvir não aprenderá a falar), desenvolvimento neurológico e emocional, ambiente social e que a criança seja inserida diariamente em contextos comunicativos.

A comunicação é uma habilidade essencial, e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, expressões faciais, gestos, contato visual, escrita, digitação e muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo auxiliar os pequenos nessa trilha até a comunicação eficiente.

O desenvolvimento correto da linguagem, fala e audição, ajudam os pequenos a estabelecerem uma comunicação com o mundo e proporciona para eles a confiança necessária para buscar novos desafios, aprender, estabelecer conexões.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário