Fundamentos do Voleibol e Sistemas Táticos



 


Para planejar o esquema tático de uma equipe de Voleibol, é preciso que o treinador tenha em mente os fundamentos do voleibol e como é a performance do seu time em relação a esses fundamentos.  Isso pode ser o diferencial entre a vitória e o fracasso.

1. Saque

No vôlei a jogada se inicia com o saque, que é o lançamento da bola pelo jogador atrás da linha de fundo de sua quadra para a quadra do adversário mediante um toque. Existem muitas maneiras de se efetuar um saque, sendo a mais famosa delas aquele salto que o jogador dá com o objetivo de incutir a maior força possível na bola.


O saque que queremos destacar aqui como o mais básico de todos é o tático, aquele em que você realiza o toque na bola, parado na posição, controlando mais facilmente o local em que ela cairá. Esse fundamento é crucial, pois diminui a chance de erros que cedem pontos, e permite escolher o jogador adversário com menos habilidade para receber a bola.

2. Passe

Essa técnica é utilizada para receber a bola do adversário e é conhecida também como "recepção". Existem duas maneiras de realizá-la: com a manchete, movimento em que as mãos estão unidas e braços estendidos, ou com toque, as pontas dos dedos de ambas as mãos ao mesmo tempo.

O objetivo é entregar a bola para outro jogador do time da melhor maneira possível para realizar um ataque ou preparar a jogada para que um terceiro jogador ataque. Esse fundamento é essencial para se defender e iniciar as jogadas de ataque de um time.

3. Levantamento

Geralmente executado no segundo contato com a bola, o levantamento é a preparação para o ataque. Nele, um jogador visualiza qual companheiro se encontra em melhores condições de atacar e realiza o movimento, mandando a bola numa parábola ao encontro do atacante. Podem ser utilizados o toque ou a manchete.

O vôlei é vencido ao se acumular pontos, e esses pontos são ganhos por meio de ataques bem-sucedidos. Com uma boa base de preparação de ataque, aumentam as chances de se conseguir vencer as defesas adversárias.

4. Ataque

Esse é o momento em que o jogador realiza a "passada" da bola para o outro lado da rede, em direção ao campo do adversário e geralmente ocorre no terceiro contato do time com a bola. Pode ser realizado de várias maneiras, utilizando-se de força ou estratégia, porém o meio mais comum é a "cortada".

O fundamento de ataque é o maior responsável por gerar pontos para a equipe e deve ser treinado exaustivamente, para conseguir o máximo de entrosamento entre os membros do time. Seu objetivo principal é fazer com que a bola toque dentro da quadra do adversário.

5. Bloqueio

O pesadelo dos atacantes de um time é um bloqueio bem feito. Não ceder pontos ao adversário também é essencial para conquistar a vitória no vôlei. O bloqueio é realizado pelos jogadores que trabalham na rede, e deve-se buscar o cenário ideal sempre, ou seja, que os três companheiros de frente realizem o bloqueio ao mesmo tempo, minimizando as chances de sucesso do atacante adversário.

Ao ter a certeza de como é o rendimento do seu time em cada fundamento, é possível montar uma estratégia tática para potencializar as qualidades e minimizar os defeitos. Por exemplo, um time forte no saque seria bacana potencializar o bloqueio, a que tem um bom levantamento, criar variedade de ataque e assim por diante.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário