Como o professor de Natação pode ajudar o Asmático?






A natação é um esporte completo, que trabalha tanto membros inferiores quanto superiores, além de coordenação e respiração. Assim, todos podem e devem praticar, sem limitações.

O ideal é que a pessoa nade em águas com uma temperatura agradável, em torno dos 30ºC. Quando já estiver condicionada a ponto de poder fazer treinos mais intensos, é possível treinar em águas com temperaturas em torno dos 28ºC.


A natação relaxa e alonga a musculatura do pescoço e ombros, que costuma ficar encurtada em quem respira com dificuldade. Doenças respiratórias provocam uma alteração na postura da criança que, se não for adequadamente corrigida, trará deformidades para toda a vida. É fácil observar que os asmáticos não tratados ficam com os ombros elevados e anteriorizados, a coluna torácica apresenta uma curvatura mais acentuada e a barriga fica proeminente porque a lordose da coluna lombar se retifica. A natação ajuda muito a evitar essas alterações posturais.


É importante saber que o asmático pode apresentar tosse e falta de ar ao realizar atividades físicas e até apresentar limitações para a prática de esportes. No clima seco há maior probabilidade de isso acontecer. O ambiente úmido das piscinas evita que o asmático tenha crises desencadeadas pelo exercício e as limitações no desempenho do atleta.

A posição horizontal do corpo durante a natação também pode exercer um papel nisso ao alterar a rota respiratória e, portanto, produzir menos resistência das vias aéreas do que outros esportes. Assim, a natação é frequentemente recomendada aos asmáticos como um meio seguro e agradável de manter a função pulmonar, aumentar sua capacidade aeróbica e melhorar sua qualidade de vida.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário