8 tratamentos de Fisioterapia focado no Esporte



 


,
A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia convencional focada na recuperação de atletas e de praticantes de exercícios físicos. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular.

Antes de tudo, essa é uma técnica que busca prevenir e recuperar os acidentes ligados à prática de esportes, além de potencializar a resistência muscular e a força de um indivíduo. Assim, é um procedimento indicado para todas as idades, pois busca sempre o melhor atendimento ao paciente, dando total atenção às lesões e à melhora do condicionamento físico.

Além disso, ela auxilia na prevenção do retorno das lesões e de outras contusões decorrentes delas, tais como:

  • luxações;
  • lesões em ligamentos;
  • tendinites;
  • entorse;
  • fraturas.

O foco do tratamento da fisioterapia esportiva é a recuperação do paciente. Para atingir esse objetivo, o tratamento é realizado por meio dos seguintes recursos:

1 Terapia manual

A terapia manual é uma das formas de tratamento da fisioterapia mais conhecidas. O profissional não precisa de praticamente nada além das próprias mãos para oferecer os benefícios ao paciente.

Também é conhecida como Fisioterapia Manipulativa.

2 Treino funcional

Esse treino já é bastante conhecido, porém, não como uma das formas de tratamento dentro da Fisioterapia, mas como um tipo de atividade física.

O Treino Funcional pode ser utilizado no tratamento de diversas patologias musculares, esqueléticas e articulares, pois promove o fortalecimento muscular dentro dos movimentos realizados no dia a dia.

Esse tipo de tratamento tem vários objetivos. Ele promove equilíbrio, coordenação motora, agilidade, condicionamento físico, resistência e potência muscular, força e mobilidade. Tudo o que um atleta ou qualquer praticante de esportes precisa.

3 Eletroterapia

O homem usa correntes elétricas para o tratamento de diversas doenças há muitos anos. A forma de aplicação vai depender da necessidade do paciente.

A eletroterapia pode ajudar na cicatrização de feridas e na redução da dor, ou seja, ela atua na fase aguda do problema, mas pode também ajudar na fase crônica. Basta mudar a frequência da corrente, e é possível fazer o fortalecimento muscular.

4 Massoterapia

A Massoterapia, muitas vezes, é confundida com algo prazeroso e relaxante — não que ela não seja, mas não é utilizada apenas para isso.

Por meio dessa técnica, é possível reduzir contraturas musculares e pontos de tensão. Assim, o tratamento pode ser tanto preventivo como também utilizado para cuidar de lesões.

5 Eletromiografia

A eletromiografia não é necessariamente um tipo de tratamento, mas é de extrema importância para o fisioterapeuta. Esse exame é utilizado tanto para realizar o diagnóstico da gravidade da lesão como para o prognóstico. Ele serve para avaliar o grau de força muscular. Assim, é possível acompanhar a evolução do paciente durante a terapia.

A eletromiografia é muito utilizada também para a promoção de estudos e pesquisas. Portanto, você pode usar esse exame, por exemplo, para desenvolver um novo tipo de tratamento.

6 Biofeedback de EMG

O biofeedback de EMG é uma das formas utilizadas para indicar ao paciente e ao profissional a progressão do tratamento. Nesse caso, é oferecido pelo eletromiógrafo. 

São colocados eletrodos na superfície do músculo a ser trabalhado e, por meio de um gel condutor, a corrente chega à região. Os resultados da atividade muscular chegam por meio visual e auditivo, oferecendo, assim, o biofeedback.

7 Bandagens funcionais

As bandagens funcionais — também conhecidas como bandagens terapêuticas — são amplamente utilizadas por dois motivos: praticidade e eficiência.

Elas são indicadas para várias situações: instabilidade articular, tendinites, contraturas musculares e outros problemas próprios da Fisioterapia Esportiva, podendo ser usadas, inclusive, para prevenir lesões.

8 Estabilização segmentar

A estabilização segmentar é um grupo de exercícios que têm como principal objetivo reduzir a dor. Essa dor pode ser provocada por vários motivos, como fraqueza muscular, instabilidade articular e outros. Esses exercícios conseguem ativar músculos importantes, tanto os principais quanto os acessórios.

Vale destacar que os recursos empregados são definidos de acordo com o local e o tipo de lesão, assim como as necessidades do paciente, em razão da modalidade esportiva que ele pratica.

Ou seja, para que o tratamento seja bem-sucedido, ele é elaborado para atender às necessidades específicas de cada pessoa. Para isso, são analisadas as suas deficiências e também consideradas as suas demandas funcionais, trabalhando, assim, as regiões do corpo que são mais exigidas pelo esporte que ela pratica.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário