Técnicas de Fonoaudiologia melhoram a oratória





Você já teve a sensação de que alguns discursos são muito mais eloquentes que outros, mesmo tratando de um mesmo tema? E, por acaso, já se perguntou por que isso acontece? Pois é, se você quer melhorar a sua apresentação profissional e até pessoal, é melhor começar a dar atenção aos detalhes!

A dicção é a forma como são articuladas e pronunciadas as palavras e deve ser clara e precisa, devendo para isso ser treinada, corrigida e aperfeiçoada.

Cursos online de Fonoaudiologia

Uma fala bem estruturada, com uma boa entonação vocal, pausas adequadas e uma pronúncia limpa, pode realmente despertar a atenção e o interesse de qualquer ouvinte. Além disso, essas características atribuem ainda mais credibilidade e confiabilidade ao seu discurso.

Confira alguns exemplos de técnicas de fonoaudiologia que vão ajudar a melhorar sua oratória:

Respire fundo

A respiração correta é um dos pontos-chave para a boa dicção, já que a fala nada mais é do que a passagem de ar pelas cordas vocais. E o ideal é que isso seja feito por meio da respiração diafragmática. Para isso, deite-se com os pés levemente separados e coloque uma mão sobre o peito e outra abaixo das costelas. Inspire e expire profundamente, focando elevar mais a mão de cima do que a próxima ao umbigo. Isso dirá se você está respirando adequadamente com o uso do diafragma.

Ouça sua voz

Outro ponto determinante para melhorar sua dicção é compreender os pontos que precisam ser aprimorados. Para isso, você pode gravar um áudio lendo um texto qualquer. Dessa forma, identificará as sílabas que tem mais dificuldade em pronunciar e as combinações de palavras que costumam dar um nó na língua.

Dia a dia

Existem exercícios muito simples e efetivos que podem ser feitos a qualquer momento. Os mais básicos são estalar a língua (em séries de dez) e cumprir a sequência de colocar a língua para fora e movimentá-la de cima para baixo e de um lado para o outro. Praticá-los é um bom preparatório para a fala, que permitirá boa diversidade de movimentos à língua, dando mais compreensão à pronúncia.

Leitura de vogais

Um dos segredos da boa dicção é se atentar e pronunciar o som exato das palavras, em especial das vogais. O exercício que desperta essa habilidade envolve separar um texto e ler apenas as vogais (respeitando as sílabas tônicas). Você pode começar com parágrafos mais básicos e, com o tempo, aumentar a dificuldade e a velocidade da leitura.

Solte o rosto

A fala é uma ação muito automatizada, o que faz com que as pessoas deixem de prestar atenção aos movimentos do rosto, prejudicando a qualidade da oratória. Nesse caso, ler um texto em voz alta abrindo bastante a boca, forçando e exagerando a expressão de cada sílaba, é algo que pode ajudar. Ao fazer isso por cerca de 30 minutos por dia, você vai tonificar seus músculos bucais e melhorar a clareza das palavras.

Com o Curso Online de Fonética e Fonologia, o profissional se moderniza no conhecimento que envolve todo o mecanismo de produção de som, conhece as diferenças entre fonética e fonologia e ainda compreende o funcionamento dos aparelhos usados para as atividades. Clique aqui e saiba mais!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário