Benefícios do Pilates no treinamento físico do Voleibol





O treinamento físico no esporte é uma das áreas de maior importância dentro de uma equipe esportiva, ela é o que da sustentação para execução da modalidade esportiva.

Várias modalidades podem ser usadas para fazer a preparação física de atletas  de voleibol. Dentre essas modalidades, está o Pilates.

Há muitos anos o pilates vem ajudando atletas tanto na melhora de performance quanto na recuperação de traumas, devido à manutenção de força, flexibilidade e estabilidade no período de recuperação da parte lesionada. A melhora de performance acontece devido ao trabalho de consciência corporal realizado, voltado para a eficiência de movimento. Um movimento mais eficiente tem um desgaste calórico menor, fazendo com que o atleta possa manter o mesmo nível de performance por um período mais prolongado. Há também um desgaste muscular menor, devido ao aumento da potência e da resistência, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões. Além disso, o pilates fortalece o centro do corpo, o abdômen e os músculos de sustentação da coluna. Tudo isso, aliado à melhora da propriocepção e equilíbrio, poderá fazer a diferença para que o atleta tenha mais conquistas junto ao seu time.

Para ter um melhor desempenho durante as partidas de vôlei, seja de quadra ou de praia, e ficar mais protegido contra possíveis lesões, o pilates, que trabalha o equilíbrio entre a mobilidade e a estabilidade de todas as articulações do corpo, pode ser um bom complemento de treino, proporcionando:

  1. Mais atenção e prontidão para cada jogada, por meio da concentração;
  2. Um melhor desempenho nas jogadas aéreas, por meio do controle, da precisão e da fluidez;
  3. Domínio do centro do corpo e controle de onde colocar a força para cada gesto, por meio da centralização (que é o uso do Power House ou core), o que também aumenta a potência dos ataques;
  4. Redução do cansaço, por meio da respiração;
  5. Um corpo mais equilibrado, forte e alongado, diminuindo os riscos de lesões nos joelhos, tornozelos e coluna (que são mais comuns de acontecer neste esporte), ao utilizar todos os princípios harmoniosamente.
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário