Como ser campeão no piso de Saibro no Tênis?





O tênis é praticado, majoritariamente, em três tipos diferentes de piso: Saibro, grama e a chamada quadra rápida (fast) ou dura. Esse post falará sobre o Piso de Saibro.

Piso de saibro – Construção da quadra de tênis

A construção de uma quadra de saibro exige conhecimento técnico e material de alta qualidade de forma a proporcionar acabamento perfeito e durável, com irrigação e manutenção diária.

Ele é moldado no local, em terreno plano e bem compactado, preferencialmente argiloso.

Ele é composto de três camadas: a primeira é de pó de pedra. A seguir, vem o saibro, misturado com terra vermelha e argila. Após sua compactação com um rolo pesado, aplica-se uma camada de pó de telha. Esse pó é que vai facilitar a movimentação dos jogadores.

O saibro é nada mais do que terra batida, coberta por uma camada de pó de telha.

Logo, ambos os materiais da sua composição contribuem para criar o saibro vermelho, como o conhecemos de tantos campeonatos na televisão.

O pó de telha é espalhado em uma camada fininha por cima da terra.

Suas partículas muito pequenas penetram na terra batida, completando os espaços desnivelados e ajudando a quadra a ficar mais lisa.

E, como é um pó solto, ele permite também os deslizamentos aproveitados pelos jogadores durante a partida de tênis.

Para garantir que esse processo seja completo, após espalhar o pó de telha sobre o saibro, é importante molhar a quadra, para que a mistura de materiais assente e se torne algo mais sólido.

Mais lento

O saibro apresenta o maior atrito entre todos os pisos, o que resulta em um estilo de jogo mais lento, pois a bola, ao quicar, perde velocidade e sobe mais alto. Além disso, por conta das partículas do pó de tijolo, o saibro permite um grande deslizamento dos pés dos jogadores, o que pode ser benéfico em algumas situações, porém também causa escorregões em outras. Nesta quadra, os pontos são mais longos e beneficiam-se jogadores que preferem jogar no fundo da quadra. Alguns famosos torneios disputados nesse piso são Roland Garros e Monte Carlo, além dos que ocorrem no Brasil, como Brasil Open e Rio Open.

O jogo na quadra de saibro

Jogar numa quadra de saibro é muito diferente de jogar em quadra de piso de grama ou sintético. Pisos diferentes acarretam quiques diferentes na bola. Por isso, para cada tipo de piso há um estilo de jogo que funciona melhor. Numa quadra de saibro, é importantíssimo saber escorregar, mantendo o equilíbrio para conseguir tração e se defender. Os tenistas de quadra rápida têm dificuldade nisso. Qualquer bola que saia do seu ponto de equilíbrio é mais complicada.

Golpe

O bom jogador em saibro geralmente tem golpes mais amplos e swing mais longo, o que gera mais força. Ele também bate com muito spin. A tendência da bola neste piso é quicar alta e "frear" um pouco após o contato com o solo, o que favorece um golpe amplo.

Tempo de bola

Em comparação com a quadra dura, onde o jogador tem a capacidade e a opção de pegar a bola na subida, no saibro isso é mais complicado. O jogador está ligeiramente desequilibrado, a bola desvia mais e vem com mais spin.

Ângulos

Na quadra de saibro, pode-se aproveitar muito os ângulos. Abrindo o ângulo numa batida, o jogador obriga o adversário a escorregar para a bola e, na próxima, ele trabalha o ponto, mandando a bola para o lado oposto. Essa é a jogada típica do saibro, principalmente na vantagem. Com um saque de quique alto, em que a bola sai da altura da cintura do recebedor, ele é tirado da quadra. Normalmente, essa devolução vai vir lenta e a maioria dos tenistas de quadra lenta entra de direita invertida e comanda o ponto. Em uma quadra dura essa jogada é anulada se o adversário devolve na frente e na subida.

Voleio

O voleio deve ser feito, preferencialmente, com a empunhadura continental, por isso é mais difícil para jogadores de saibro, que frequentemente usam western, fazer essa mudança extrema no grip. Além disso, quem joga mais em quadra dura tende a ter melhor técnica de voleio, já que nela, mais pontos são finalizados na rede.

Preparo físico

A preparação física é diferente. Um tenista de quadra dura geralmente tem golpes com potência, é forte, rápido em espaços curtos e está sempre pegando a bola na subida. O jogador de saibro, por outro lado, até pode ser assim, mas vai aguentar muito mais tempo, jogará com mais profundidade, saberá se defender e trabalhar melhor o ponto. O primeiro tem explosão e finaliza o ponto em duas, três bolas, o segundo trocará muito mais bolas antes de finalizar o ponto.

Saque

O tipo de saque mais utilizado é o "quique" ou twist, em que a bola quica com muito efeito e sobe rapidamente, ao contrário do serviço com efeito slice, que trará ótimos resultados na quadra dura, pois ele quica baixo e complica o devolvedor.

Slice

Slice, no saibro, é uma bola de defesa eficiente. O slice muda o ritmo do ponto. Se ele está rápido demais, o jogador dá um slice e diminui a velocidade. Dependendo da velocidade da quadra, é uma bola que quica e machuca. Com um bom slice, pode-se ir à rede. O adversário terá que levantar a bola de baixo e fazer a passada. Isso é difícil no cimento, principalmente na corrida, mas muito bom quando utilizado no saibro.

Devolução de saque

No saibro, o jogador pode se dar ao luxo de ir para o fundo e devolver uma bola alta. Mas, quando se faz isso contra um adversário que usa bem o quique, saca fundo no backhand e bate um forehand na primeira bola, o jogador corre o ponto todo.

Essas dicas descritas acima são para o aluno vencer no ténis, potencializando as características da quadra de saibro.

Para finalizar, indico o Tennis Strategy, que é treinamento completo sobre tática e estratégia no tênis de campo, através de um método de 6 passos simplificado você vai se tornar um grande estrategista no tênis.Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário