Como atuar na Fisioterapia Desportiva?






A Fisioterapia Desportiva é fundamental para reabilitar atletas em quesitos como força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio, propriocepção, momento apropriado e desempenho cardiovascular. Quanto mais séria é a lesão em questão de tratamento, mais prolongada é necessário fazer a reabilitação.

A eficácia dos métodos de recuperação pós traumatismo vem com a resposta do tratamento, que pode contar com longos prazos de cicatrização e um possível comprometimento de seu bem estar. Entre os transtornos mais comuns que podem ser tratados a partir da aplicação da fisioterapia desportiva, encontramos as tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações e subluxações, fraturas, abrasões, bolhas, calos, cortes, entre outros.

O objetivo final é garantir que o atleta tenha um rendimento satisfatório e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais saudável possível — em alguns casos, ainda possa aprimorar o seu desempenho. Como isso pode ser feito? Conhecendo profundamente o corpo do paciente e tomando os cuidados específicos para cada caso.

No esporte profissional, por exemplo, independente da modalidade, essa é uma função altamente requisitada — contando com pelo menos um profissional responsável. A competitividade também é alta no esporte, e todos querem tirar o máximo de seus atletas.



A partir do acompanhamento do desempenho e da evolução de cada esportista, é possível descobrir quais exercícios são os mais indicados para cada um, evitando lesões e potencializando o rendimento. Além disso, a Fisioterapia Esportiva é muito utilizada para o tratamento de lesões, trabalhando no processo de recuperação do corpo.

O fisioterapeuta esportivo pode atuar de maneiras diferentes, tornando esse um setor bem interessante para muitos profissionais. É possível trabalhar junto a clubes ou associações esportivas, atendendo em uma clínica especializada, prestando serviço em academias, em grupos de pacientes, entre outros.

O mercado é muito amplo e a atuação dependerá muito das preferências e das especialidades do profissional. Por exemplo, é possível trabalhar com times de base, garantindo o preparo físico adequado desses jovens e impedindo que lesões aconteçam ou, até mesmo, com grupos de pessoas com necessidades especiais, que usam a prática esportiva na sua socialização e recuperação física.

É possível, ainda, se especializar em um determinado tipo de esporte, trabalhando apenas com atletas da modalidade, sejam eles profissionais ou amadores.

A Fisioterapia Esportiva oferece outros benefícios ao profissional que decide atuar nesse setor. Essas vantagens não estão somente ligadas ao salário, aos cargos ou às oportunidades, mas também ao dia a dia de trabalho e o que pode ser feito na relação com o paciente.

A principal vantagem é a possibilidade de atuar em todos os níveis de atenção do atleta, ou seja, você não precisa lidar apenas com a recuperação ou a prevenção: é possível fazer um trabalho muito mais completo. Ao estudar a fundo cada um dos seus clientes, você vai ser capaz de traçar os tratamentos e as técnicas que podem funcionar com ele.

Em seguida, você tem a liberdade para trabalhar em diferentes áreas na busca pelo objetivo traçado pelo paciente. Vamos supor que ele tenha chegado ao seu consultório por conta de uma lesão. O seu trabalho não vai se resumir ao tratamento desse problema, mas à prevenção e, é claro, ao aprimoramento do rendimento do atleta.

O trabalho do Fisioterapeuta Esportivo também é encontrar os melhores exercícios e as práticas para cada um dos seus pacientes, guiando a pessoa para a prática de atividades que potencializem o seu desempenho e, é claro, ajudem no trabalho de prevenção de lesões.

A Fisioterapia Esportiva oferece mais liberdade ao profissional que deseja atuar na área, podendo escolher diferentes esportes, modalidades, metodologias de trabalho ou até mesmo público-alvo para oferecer os seus serviços. Tudo isso contribui diretamente para a sua satisfação profissional e aumenta as suas chances de encontrar as vagas mais interessantes.

Embora a fisioterapia esportiva não seja um ramo novo, o mercado está aquecido e crescendo, porque a nossa sociedade passou a valorizar mais o esporte e as atividades físicas. Além disso, o fato de o país ter sediado a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos também favoreceu o crescimento de outras modalidades esportivas, que não apenas o futebol.

Mas não se engane: para conseguir se destacar, ainda é preciso especialização e estudos continuados. E, claro, conhecer muito bem a modalidade esportiva a qual você deseja se dedicar.

Para finalizar, não deixe de conhecer os cursos online de fisioterapia selecionados. São cursos com excelentes conteúdos e plataformas de estudo. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário