Aulas de Pilates para Obesos






O método Pilates contribui para o emagrecimento com todos os benefícios que ele proporciona a quem o pratica. Porém depois de explicar que o objetivo do método não é a perda de peso muitas pessoas podem se questionar quando veem que ele é uma das principais atividades indicadas para obesos combater a obesidade. Vamos explicar porque ele é indicado para esse problema.

Sabemos que a obesidade é um problema de saúde pública, que gera disfunções como hipertensão, o diabetes, apneia obstrutiva do sono e doenças cardiovasculares, sendo assim podemos entender porque um tratamento para esse problema não deve ser apenas focado na perda de peso.

Programas de atividade física são indicados como forma de tratamento para a obesidade e sobrepeso, porém os programas de terapia existentes apresentam diversas dificuldades, tais como a sobrecarga articular, monotonia do processo e o baixo nível de adesão. No entanto, o Pilates para obesos é muito indicado por não contar com essas dificuldades.

O Pilates, criado por Joseph Pilates, é um método que apresenta grande diversidade de movimentos, com exercícios que respeitam a mobilidade articular, sendo vários deles em posição deitada e sentada, minimizando assim sobrecargas articulares, além de apresentar a característica de não chegar à exaustão.

Portanto, para o público que está acima do peso, com o intuito de emagrecimento ou busca de melhor qualidade de vida, e que apresenta problemas em se engajar em atividades físicas, o Pilates é sim uma boa opção. O Pilates ainda ajudará em queixas tais como: dor nas articulações como joelho, tornozelo e quadril; modalidade de exercício monótono como a caminhada e a bicicleta ou exercícios extenuantes.

As aulas

Individuais ou coletivas, as aulas são sempre supervisionadas por um instrutor, que avalia a necessidade dos alunos e ministra os exercícios adequados para cada um.

O professor monitora sempre a postura de execução e a respiração, que podem facilitar os muitos movimentos realizados nos aparelhos de pilates (Cadillac, Reformer, Chair, ou Lader Barrel). Fala-se em três momentos:

Aquecimento: "a primeira parte da aula é para o aquecimento e alongamento dos músculos com exercícios preparatórios."
Principal: "quando os alunos executam os exercícios específico de acordo com suas suas necessidades e limitações."
Encerramento: "no último momento, o objetivo é melhorar a consciência corporal, prestar atenção na sua respiração relaxar corpo e mente. São alguns minutos para organização do organismo como um todo."

Nos primeiros minutos após o início da aula, os músculos se alimentam do glicogênio acumulado, mas este se acaba entre os primeiros 20 a 30 minutos após o começo, e assim, no momento em que este se acaba, o organismo começa a consumir a gordura que está em reserva, provando mais uma vez que o Pilates emagrece.

Em uma aula focada inteiramente à perda de peso e eliminação de gorduras pode-se chegar a eliminar aproximadamente 420 calorias dependendo dos elementos que se utilizam no decorrer da aula, assim como as modificações e progressões dos movimentos.

No Pilates se trabalha a musculatura de dentro para fora, e não de maneira superficial. Com a prática constante dos exercícios, a massa muscular aumenta e é necessário um número maior de calorias para satisfazer o músculo desenvolvido, e assim, estas calorias extras irão auxiliar na perda de peso de forma progressiva.


Para finalizar

Não há muitos artigos que falando sobre composição corporal e Pilates. Esse texto, fala da comprovação da eficácia do método para os obesos, a conclusão que ela chegou foi de que houve redução expressiva de massa gorda, circunferência da cintura e do quadril, e aumento de massa magra no grupo Pilates após as 8 semanas de treinamento.

O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado. Após um mês de aula, o praticante já começa a perceber alguns resultados. Em uma hora de aula, é possível eliminar de 200 a 400 calorias, de acordo com os exercícios praticados.

O Pilates emagrece de diferentes formas, mesmo não sendo seu principal objetivo. 


Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais
 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário