Aulas de Pilates para Obesos






O método Pilates contribui para o emagrecimento com todos os benefícios que ele proporciona a quem o pratica. Porém depois de explicar que o objetivo do método não é a perda de peso muitas pessoas podem se questionar quando veem que ele é uma das principais atividades indicadas para obesos combater a obesidade. Vamos explicar porque ele é indicado para esse problema.

Sabemos que a obesidade é um problema de saúde pública, que gera disfunções como hipertensão, o diabetes, apneia obstrutiva do sono e doenças cardiovasculares, sendo assim podemos entender porque um tratamento para esse problema não deve ser apenas focado na perda de peso.

Curso on-line de Formação completa em Pilates: aparelhos, solo e acessórios

Programas de atividade física são indicados como forma de tratamento para a obesidade e sobrepeso, porém os programas de terapia existentes apresentam diversas dificuldades, tais como a sobrecarga articular, monotonia do processo e o baixo nível de adesão. No entanto, o Pilates para obesos é muito indicado por não contar com essas dificuldades.

O Pilates, criado por Joseph Pilates, é um método que apresenta grande diversidade de movimentos, com exercícios que respeitam a mobilidade articular, sendo vários deles em posição deitada e sentada, minimizando assim sobrecargas articulares, além de apresentar a característica de não chegar à exaustão.

Portanto, para o público que está acima do peso, com o intuito de emagrecimento ou busca de melhor qualidade de vida, e que apresenta problemas em se engajar em atividades físicas, o Pilates é sim uma boa opção. O Pilates ainda ajudará em queixas tais como: dor nas articulações como joelho, tornozelo e quadril; modalidade de exercício monótono como a caminhada e a bicicleta ou exercícios extenuantes.

As aulas

Individuais ou coletivas, as aulas são sempre supervisionadas por um instrutor, que avalia a necessidade dos alunos e ministra os exercícios adequados para cada um.

O professor monitora sempre a postura de execução e a respiração, que podem facilitar os muitos movimentos realizados nos aparelhos de pilates (Cadillac, Reformer, Chair, ou Lader Barrel). Fala-se em três momentos:

Aquecimento: "a primeira parte da aula é para o aquecimento e alongamento dos músculos com exercícios preparatórios."
Principal: "quando os alunos executam os exercícios específico de acordo com suas suas necessidades e limitações."
Encerramento: "no último momento, o objetivo é melhorar a consciência corporal, prestar atenção na sua respiração relaxar corpo e mente. São alguns minutos para organização do organismo como um todo."

Nos primeiros minutos após o início da aula, os músculos se alimentam do glicogênio acumulado, mas este se acaba entre os primeiros 20 a 30 minutos após o começo, e assim, no momento em que este se acaba, o organismo começa a consumir a gordura que está em reserva, provando mais uma vez que o Pilates emagrece.

Em uma aula focada inteiramente à perda de peso e eliminação de gorduras pode-se chegar a eliminar aproximadamente 420 calorias dependendo dos elementos que se utilizam no decorrer da aula, assim como as modificações e progressões dos movimentos.

No Pilates se trabalha a musculatura de dentro para fora, e não de maneira superficial. Com a prática constante dos exercícios, a massa muscular aumenta e é necessário um número maior de calorias para satisfazer o músculo desenvolvido, e assim, estas calorias extras irão auxiliar na perda de peso de forma progressiva.


Para finalizar

Não há muitos artigos que falando sobre composição corporal e Pilates. Esse texto, fala da comprovação da eficácia do método para os obesos, a conclusão que ela chegou foi de que houve redução expressiva de massa gorda, circunferência da cintura e do quadril, e aumento de massa magra no grupo Pilates após as 8 semanas de treinamento.

O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado. Após um mês de aula, o praticante já começa a perceber alguns resultados. Em uma hora de aula, é possível eliminar de 200 a 400 calorias, de acordo com os exercícios praticados.

O Pilates emagrece de diferentes formas, mesmo não sendo seu principal objetivo. 


image.png
 

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário