Auditor em sistemas de Saúde






Não é novidade (ou não deveria ser) que processos são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização, e na área da saúde não é diferente.

Para que haja resoluções administrativas e financeiras eficientes, resultando na qualidade dos serviços de atenção à saúde, empresas contratam profissionais capacitados em gestão e auditoria em sistemas de saúde. Essa auditoria tem a função de analisar se a gestão e procedimentos realizados em uma instituição de saúde estão em conformidade com os objetivos da organização, legislação, normas regulatórias e serviços de saúde prestados ao paciente, considerando os protocolos assistenciais e as boas práticas médico-hospitalares.

Aqui estão algumas funções da gestão na saúde:

Evitar o uso inadequado dos serviços;
Prevenir e monitorar a má prática;
Monitorar a qualidade do atendimento e dos procedimentos;
Estabelecer regras para o funcionamento e desempenho de serviços terceirizados e próprios da atenção à saúde.
Assegura a qualidade dos serviços oferecidos e prestados pela instituição;
Aprimora os procedimentos técnicos e administrativos dos profissionais.

Vale lembrar que adotar um sistema de gestão de qualidade é uma decisão estratégica das organizações. Ele garante segurança na prestação do serviço de saúde.

Profissionais que podem ser auditores

A auditoria em sistemas de saúde pode ser realizada por médicos, odontólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros profissionais da saúde, e também por profissionais de diferentes formações, como exemplo administradores, advogados, contadores, que atuem ou desejam atuar na área da saúde.

O auditor não pode ser um profissional que aponta erros e culpados. Principalmente se considerarmos que os processos de auditoria causam tensão e ansiedade nas pessoas. O auditor precisa ter uma abordagem voltada para ensinar, orientar, construir conhecimento e influenciar as pessoas na busca por melhorias.

Habilidades necessárias para um auditor em sistemas de saúde:
  • Entender todos os processos de uma auditoria;
  • Habilidades de gestão e liderança;
  • Conhecer normas, legislação e políticas de saúde;
  • Habilidades de planejamento;
  • Respeitar as pessoas, protocolos e procedimentos;
  • Ser transparente;
  • Ter uma visão estratégica;
  • Ter sigilo profissional;
  • Ser responsável;
  • Ser imparcial;
  • Ser ético;
  • Saber produzir relatórios de forma clara e verdadeira;
  • Conhecer todos as áreas e processos da empresa que irá auditar;

O auditor não tem poder de tomada de decisão. O profissional, a partir dos resultados da auditoria, apresenta o cenário encontrado ao gestor da empresa e indica possíveis ações para melhoria e conformidade de processos.

A auditoria hospitalar tem algumas formas de atuação, para ajudar o gestor na administração da unidade de saúde. Os tipos de auditorias que podem ser realizadas são:

Auditoria preventiva - realizada antes que os procedimentos aconteçam, como liberação de guias do plano de saúde ou de procedimentos.

Auditoria operacional - realizada durante e após o procedimento. O auditor acompanha o prontuário do paciente, auxilia na liberação de materiais ou medicamentos e verifica a qualidade da assistência prestada. Também é responsável pela auditoria de contas, enviando a conta para a operadora ou ao paciente.

Auditoria analítica - analisa e compara relatórios das duas auditorias anteriormente citadas, comparando os dados citados com os de outra organização para fins organizacionais.

É uma tendência que o setor da saúde continue crescendo nos próximos anos, pois uma nova classe de consumidores está surgindo, a classe C e D que busca assistência privada à saúde. Portanto, a auditoria e gestão em sistemas de saúde seguem cada vez mais necessários.

Como ser um auditor em sistemas de saúde?

O curso Auditória em Sistemas de Saúde por meio da Educação a Distância oferece ao participante o conhecimento sobre legislação, indicadores gerais, sistema privado e Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário