10 Áreas de Atuação na Engenharia de Produção






A Engenharia de Produção é uma ramo da engenharia que se dedica à criação, melhorias e implementações de sistemas que envolvem desde pessoas até materiais, informações e equipamentos.

A Engenharia de Produção está dividida em 10 áreas:

Logística
Engenharia de Operações e Processos da Produção
Pesquisa Operacional
Engenharia da Qualidade
Engenharia Organizacional
Engenharia Econômica
Engenharia do Trabalho
Engenharia do Produto
Engenharia da Sustentabilidade
Educação em Engenharia de Produção


Vamos conhecer um pouco mais de cada área:

Logística: é definida como a estrutura de planejamento de negócios para o gerenciamento de materiais, serviços, informação e fluxo de capital. O objetivo do engenheiro aqui é reduzir os custos logísticos ao mesmo tempo em que satisfaz os pedidos do cliente da melhor maneira possível, o que inclui a entrega no tempo correto e também o gerenciamento de questões como devoluções, reclamações e produtos danificados nos processos logísticos.
 
Engenharia de Operações e Processos da Produção: é a área responsável por planejar, controlar e otimizar o processo produtivo. Aqui o engenheiro cuida dos processos de produção de bens e serviços, minimizando custos, planejando e controlando a produção, fazendo projetos de fábricas, entre outros.
 
Pesquisa Operacional: é a aplicação de métodos analíticos avançados para dar suporte à tomada de decisões. Nessa área – que é multidisciplinar – o engenheiro usará da racionalidade para resolver problemas, sem deixar de levar em conta as características que não podem ser matematicamente expressas. Aqui se enquadram as sub-áreas simulação, análise de demanda, inteligência computacional, entre outras.
 
Engenharia da Qualidade: é o gerenciamento, desenvolvimento, operação e manutenção de projetos e sistemas com altos padrões de qualidade. Aqui, ferramentas são utilizadas para aumentar a qualidade dos produtos ou serviços; além disso, padrões e certificações são criados para assegurar a qualidade.

Engenharia Organizacional: Conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, desde a estratégia até os projetos, inovação e informação. Seu foco é aumentar a eficiência, a eficácia, a comunicação e coordenação em grupos de todos os tipos. Estes incluem equipes, departamentos, divisões, comitês e muitas outras formas de organizações que são direcionadas por metas.

Engenharia Econômica: A Engenharia Econômica é uma área dentro da Economia que compreende suas aplicações em projetos de engenharia, dando suporte à tomada de decisão do ponto de vista econômico, considerando variáveis como inflação, depreciação ao longo do tempo, riscos, retornos em investimentos, entre outros. Usa-se um conjunto de técnicas matemáticas para que as comparações econômicas sejam feitas.

Engenharia do Trabalho: A Engenharia do Trabalho compreende a interação do homem com o seu trabalho, ou seja, com as máquinas, equipamentos, ambiente e a empresa em si. Nessa área trabalha-se com projetos que visam melhorar essa interação, desde a perspectiva física – estudos de tempos e movimentos, analisar se as tarefas são prejudiciais à saúde do trabalhador, segurança, etc – até a perspectiva da produtividade e qualidade; ela está dividida em ergonomia, organização do trabalho, higiene e segurança do trabalho e gestão de riscos e acidentes no trabalho. 

Engenharia do Produto: A Engenharia do Produto lida com a gestão, desenvolvimento, planejamento e projeto de novos produtos. Refere-se ao processo de projetar e desenvolver um sistema ou dispositivo que possa ser produzido como um item de venda através de um processo de produção. Leva-se em consideração questões como custo, produtividade, qualidade, desempenho, materiais e especificações.

Engenharia da Sustentabilidade: É a integração entre a sociedade, o ambiente e considerações econômicas sobre produtos, processos e energia. Ao desenvolver novos métodos e sistemas, deve-se considerar o ciclo de vida do produto na natureza, desde sua projeção até os materiais e posterior descarte. Esta área se divide em várias outras, como gestão ambiental, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, entre outras.

Educação em Engenharia de Produção: Refere-se à formação de corpo docente, à organização, formulação e metodologias utilizadas no curso, englobando o sistema educacional em vários aspectos. 

Com tanto conhecimento, a demanda por esse profissional no mercado de trabalho não poderia ser maior. Empresas de todos os tamanhos e segmentos empregam especialistas para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do trabalho.

Cursos online na área de Engenharia



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário