Introdução sobre Neoplasias para estudantes






Neoplasia(neo= novo +plasia= formação) é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celular.

A neoplasia pode ser maligna ou benigna.Nos organismos multicelulares a taxa de proliferação de cada tipo celular é controlada por um sistema que permite a replicação em níveis homeostáticos.


As replicações contínuas servem para restaurar perdas celulares decorrentes do processo de envelhecimento celular, é uma atividade essencial para o organismo, porém, deve seguir um equilíbrio. Uma característica principal das neoplasias é justamente o descontrole dessa proliferação

A reprodução celular é fundamental e em geral existe uma correlação inversa entre a sua diferenciação e multiplicação.Quanto mais complexo é o estado de diferenciação menor é a taxa de reprodução. Já nas neoplasias, ocorre paralelamente ao aumento do crescimento, a perda da diferenciação celular. Ou seja, as células neoplásicas perdem progressivamente as características de diferenciação e se tornam atípicas

.A célula neoplásica sofre alteração nos seus mecanismos regulatórios de multiplicação, adquire autonomia de crescimento e se torna independente de estímulos fisiológicos.

Então, neoplasia pode ser entendida como proliferação anormal, descontrolada e autônoma (fora do controle do organismo que regulam a proliferação celular), na qual as células reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de alterações nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celular.É importante destacar que o aparecimento de células neoplásicas indicam um novo crescimento tecidual com células modificadas geneticamente.

Do ponto de vista clínico, evolutivo e de comportamento, as neoplasias são divididas em duas categorias: MALIGNAS e BENIGNAS.

As neoplasias benignas geralmente não são letais e nem causam sérios transtornos ao hospedeiro.

As malignas, em geral, tem crescimento rápido, e muitas provocam perturbações homeostáticas graves, acabando por levar o paciente à morte.

ETIOLOGIA

As causas ainda são desconhecidas, devido à complexidade, ainda não foi possível isolar o agente agressor.

Em termos genéticos, os genes alterados ditos promotores da neoplasia são denominados de ONCOGENES. Estes genes podem estar ativos ou inativos. Didaticamente os agentes neoplásicos são divididos em:

-Agentes físicos:Energia radiante, energia térmica ...
-Agentes químicos: Corantes, fumo ...
-Agentes biológicos: virais, bacterianos...

NOMENCLATURA

Para as neoplasias benignas, acrescenta-se o sufixo OMA ao tecido de origem. Ex.: Papiloma (origem do epitélio escamoso),adenoma (origem do epitélio granular), fibroma (origem do epitélio conjuntivo).

Para neoplasias malignas,utiliza-se carcinoma de origem epitelial e sarcoma de origem mesenquimal. Ex.: adenocarcinoma (epitélio glandular), fibrossarcoma (epitélio conjuntivo).

Existem exceções para essa classificação, que são:

-Melanoma: neoplasia maligna com nomenclatura benigna.
-Linfoma: neoplasia maligna com nomenclatura benigna.
-Granuloma: Processo inflamatório crônico com nomenclatura de neoplasia benigna.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação para as neoplasias podem ser feitas através do seu comportamento (se agressivas ou não), chamadas de classificação prognóstica, mas, basicamente são divididas em benignas e malignas.

Dentro dessa classificação, as neoplasias contêm características macroscópicas e microscópicas peculiares, como:

CARACTERÍSTICAS ANATOMICAS MACROSCÓPICAS:

•Neoplasia benigna:
-velocidade e crescimento: lento-forma de crescimento: expansivo-crescimento à distância (metástase): ausente

•Neoplasia maligna:
-velocidade e crescimento: rápido-forma de crescimento: expansivo e infiltrativo-crescimento à distância (metástase): presente

CARACTERÍSTICAS ANATOMICAS MICROSCÓPICAS:

Neoplasia Benigna: Tumores benignos apresentam células semelhantes às de origem, seus núcleos não estão alterados, ou seja, a célula neoplásica é indistinguível do normal. Porém produz um arranjo tecidual diferente que seguem os padrões macroscópicos.•

Neoplasia Maligna: Apresentam células com núcleos alterados. Irregularidade na forma, tamanho e número; podem surgir mitoses atípicas, hipercromasia nuclear (grande quantidade de cromatina), polimorfismo (variados tamanhos de núcleos e da célula como um todo); relação de núcleo e citoplasma alterado.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico das neoplasias é feito por intermédio da observação de um tumor (se suas características clínicas). São feitos exames complementares, como exames imagenológicos (radiografia, tomografia), bioquímico e histopatológico.

Para concluir, as neoplasias podem crescer no seu local de origem, dito crescimento primário ou in situ. Porém, em um desenvolvimento neoplásico maligno, observa-se um crescimento secundário, ou seja, distante do seu local de origem.

Os crescimentos secundários se desenvolvem de duas maneiras:

-Invasão: quando as células anatômicas penetram no tecido vizinho, mantendo continuidade anatômica com a massa neoplásica de origem.
-metástase: constitui um crescimento à distância sem continuidade anatômica, sendo que para isso é necessário à invasão, a circulação destas e implantação em outro local onde ocorra proliferação celular.

Os órgãos mais afetados pela metástase são o pulmão, fígado, rim, cérebro e ossos.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário