Profissional de Educação Física: utilize a Oclusão Vascular



 


A oclusão vascular é um método baseado no impedimento do fluxo natural com um bloqueio ou fechamento proposital  de membros superiores ou inferiores com o uso de um aparelho que pode controlar a pressão exercida na musculatura. Isso significa que, durante a realização dos exercícios, restringe-se parcialmente o fluxo sanguíneo da região exercitada.

É uma estratégia bastante utilizada durante treinos de hipertrofia (treinamento para enrijecimento e crescimento dos músculos).

Nesse caso, o fluxo sanguíneo é bloqueado na região muscular a ser trabalhada com a intenção de potencializar o ganho de massa muscular. O fluxo sanguíneo é um importante componente no transporte de oxigênio para o músculo durante sua atividade.

Essa técnica foi desenvolvida pelo cientista e fisiculturista japonês Yoshiaki Sato na década de 60, através de testes com treinamento em isquemia feitos nele mesmo. Foram várias as intervenções para determinar onde aplicar a pressão para reduzir o fluxo sanguíneo envolvido na musculatura trabalhada.

Há uma quantidade grandes de pesquisas sobre esse tema, o que demonstra que cada vez mais profissionais estão procurando aperfeiçoamento sobre essa ferramenta.

Quer saber mais sobre Treinamento e Oclusão Vascular? Você precisa conhecer o  curso Oclusão vascular e treinamento de força: Bases metodológicas e fisiológicas e a video aula Treinamento com Restrição do Fluxo Sanguineo



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário