Seja um Nutricionista Esportivo





Nutrição Esportiva é uma área que relaciona o ramo da Nutrição com o da Educação Física. O profissional desse setor deverá aliar conhecimentos em matérias como Fisiologia e Bioquímica ao entendimento das necessidades nutricionais de praticantes das mais diversas atividades físicas.

O início da carreira de um nutricionista esportivo passa necessariamente por uma graduação em Nutrição. O Brasil oferece um bom número de cursos, chegando a quase 400 opções. A duração média do curso superior de Nutrição varia de 4 a 5 anos.

Curso online de Nutrição Esportiva

No final da graduação, o estudante terá que fazer um estágio supervisionado, que poderá ser realizado em clínicas, escolas, hospitais ou ainda em empresas de refeição. Assim, poderá vivenciar na prática os ensinamentos recebidos em sala de aula. O último ano de curso é geralmente dedicado a isso, e nos estágios será necessário passar por diversas áreas da Nutrição, como a Clínica, a Nutrição Social e a Administração em Serviços de Alimentação. É possível até que, durante esse período, você já tenha a oportunidade de entrar em contato também com a Nutrição Esportiva.

Algumas das principais matérias do curso são:

  • Anatomia
  • Bioquímica
  • Histologia
  • Biologia Molecular
  • Genética
  • Parasitologia
  • Patologia
  • Imunologia

Além dessas disciplinas, o aluno ainda aprende sobre políticas públicas da saúde, metodologia científica e administração e planejamento em saúde, entre outras.

Ao concluir a graduação, já com o diploma em mãos, é preciso se registrar no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua região. Basta apresentar o seu diploma e outros documentos pessoais, não é necessário prestar nenhuma prova. O registro no CRN é obrigatório para o exercício da profissão de nutricionista no Brasil.

Mas quem quiser seguir carreira em Nutrição Esportiva não pode parar por aí! Para se tornar um nutricionista esportivo, o negócio é continuar estudando e investir em uma especialização (a duração aproximada é de 18 meses).

Sabe-se que o bom desempenho esportivo está intimamente relacionado com a alimentação. Uma nutrição adequada aumentará o desempenho, ao passo que uma dieta incorreta reduzirá as possibilidades físicas do indivíduo.

E aqui não falamos apenas de atletas profissionais de alto nível, mas também de pessoas comuns, de todas as idades, que praticam esportes de maneira amadora mas de forma frequente. Todos eles podem precisar do apoio de um nutricionista esportivo em algum momento.

O nutricionista esportivo está atento, por exemplo, aos nutrientes necessários para o bom desenvolvimento de determinado exercício físico. Além de recomendar as práticas alimentares adequadas, observa os níveis corretos de hidratação exigidos para cada atividade, determina as estratégias alimentares regulares e específicas para cada momento (semanas antes de uma competição importante, o que deve ser ingerido após uma maratona ou para ganhar massa muscular, por exemplo).

No caso do atendimento a atletas profissionais, é comum que o nutricionista esportivo trabalhe com uma equipe multidisciplinar, lado a lado com psicólogo, médico, treinador, diretor esportivo e fisioterapeuta. Sua missão aqui é manter adequados os níveis de ingestão de proteínas, carboidratos, lipídios, água, vitaminas e sais minerais, ajudando a cumprir a meta de desempenho estabelecida pela junta profissional.

O nutricionista esportivo, além de seus conhecimentos sobre os alimentos, terá que saber também sobre os suplementos alimentares disponíveis no mercado, ainda que seja para restringi-los ou não recomendá-los. Dependendo da dieta e da estratégia alimentar, a inclusão dos suplementos de forma controlada pode até ser benéfica para determinada pessoa. Caberá ao nutricionista esportivo decidir.

O Drive Virtual de Nutrição Esportiva traz conteúdo para nutricionistas, profissionais de educação física. É uma reunião de artigos e matérias de cursos realizados sobre nutrição desportiva mostrando a atuação do profissional e como deve ser a alimentação em diversas áreas desportivas.Clique aqui e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário