Psicomotricidade e a Educação Infantil



 


O desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento do ser ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa biológica e as condições do ambiente em que se encontra o indivíduo. O poder que as atividades lúdicas desempenham no desenvolvimento das crianças é enorme. Elas ensinam e apresentam aos pequenos uma série de competências que possibilitam a autonomia de cada um.

A psicomotricidade pode ser definida também como uma ação de fins pedagógicos e psicológicos que utilizam os parâmetros da educação física. O objetivo é promover melhoras no comportamento do pequeno e ajudar ainda mais na interação social.

A criança é para ser educada e não adestrada, sendo assim, as atividades desenvolvidas pelas crianças devem levá-las a pensar, a terem consciência da ação corporal que estão realizando. Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social).

A psicomotricidade integra várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com afetividade, o pensamento e o nível de inteligência. Ela enfoca a unidade da educação dos movimentos, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectuais. Como o comportamento físico da criança expressa, uma a uma, sua dificuldades intelectuais e emocionais, é fato, que o desenvolvimento da psicomotricidade de forma lúdica, nas aulas de educação física é fundamental na formação do indivíduo como ser ativo, pensante e transformador.

Um exemplo é o jogo da amarelinha, o voleibol ou uma dança, o aluno deve aprender, para além das técnicas de execução, a discussão de regras e estratégias, apreciá-los criticamente, analisá-los esteticamente, avaliá-los eticamente, ressignificá-los e recriá-los, portanto, garantir o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal é contribuir para a construção de um estilo pessoal de exercê-las e oferecer instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.

Para saber como estimular a prática de movimentos corporais por meio de atividades, jogos e brincadeiras. o, indico o curso Curso Online de Psicomotricidade na Educação Infantil

Esse curso é para profissionais, estudantes e profissionais  interessados em conhecer a psicomotricidade na educação infantil .Clique aqui!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário