Saiba mais sobre a Endocrinologia Veterinária






A Medicina Veterinária teve uma evolução significativa na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças em cães e gatos nos últimos anos. Atualmente, podemos contar com profissionais especializados que se dedicam a áreas específicas, como por exemplo, a endocrinologia. Mas o que é endocrinologia veterinária?

O endocrinologista veterinário é um médico capaz de tratar doenças hormonais que afetam cães e gatos, como o hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo,hipotireoidismo e diabetes mellitus , além de obesidade. Ou seja, esse profissional não se ocupa apenas com problemas de ordem hormonal, como também problemas metabólicos. É importante lembrar que um animal acima de peso não é sinônimo de um pet saudável e geralmente ocorre uma redução da sua média de vida e problemas secundários decorrente da obesidade.

Doenças Endócrinas

As doenças endócrinas mais freqüentes são diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pelas adrenais) e hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pelas adrenais).

Metabologia Veterinária

A endocrinologia além de ser uma especialidade que estuda os desequilíbrios hormonais, também se dedica a problemas relacionados ao metabolismo, ou seja, o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. Este conjunto dos mecanismos químicos são necessários ao organismo para a formação, desenvolvimento e renovação das estruturas das células, e também para a produção de energia necessária às manifestações interiores e exteriores da vida.

Obesidade em cães e gatos

Um exemplo de doença relacionada ao metabolismo é a obesidade. Definida como sendo o acúmulo excessivo de gordura, a obesidade decorre da alteração no balanço energético, na qual a ingestão é maior que o consumo calórico. É uma doença grave, de incidência crescente entre cães e gatos, e responsável pela menor qualidade de vida dos animais de estimação. O excesso de peso diminui a expectativa de vida: cães obesos vivem em média dois anos a menos quando comparados aos cães com peso ideal. Em resumo, "gordinho" não é sinônimo de saúde!

Hiperlipidêmica nos pets

Outra desordem metabólica que merece destaque é a hiperlipidêmica, ou seja, o aumento dos níveis de colesterol e/ou triglicérides (gordura) no sangue. Os pets com esta alteração podem apresentar dor abdominal, vômitos, diarreia, problemas oculares e convulsões.

Sintomas de doença endócrina em cães e gatos

Beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso em excesso, apresentar distensão abdominal, sonolência, "preguiça", tremores, lesões de pele recidivantes são sintomas (alterações) que podem ser compatíveis com algum distúrbio de causa hormonal, ou seja, uma doença endócrina que cães e gatos podem apresentar. Assim, é preciso muita atenção: ao perceber uma ou mais alterações semelhantes às listadas anteriormente, é hora de visitar o veterinário especializado em endocrinologia.

Diagnóstico e Tratamento

Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia ou doença metabólica é necessária uma avaliação completa do paciente, a qual deve incluir a história clínica do pet, um minucioso exame clínico, exames complementares, dosagens hormonais e testes funcionais. Estabelecido o diagnóstico, o tratamento a ser adotado deve levar em consideração o quadro clínico do paciente e a etiopatogenia (estudo das causas ou do desenvolvimento) da doença.

O ideal é que o paciente seja acompanhado periodicamente, durante o tratamento, pelo médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia veterinária e também pelo médico veterinário clínico geral.

O maior destaque da área se deve não apenas a profissionais mais especializados, como também aos testes de diagnóstico mais precisos e cada vez mais presentes nas próprias clínicas veterinárias. O veterinário profissional em endocrinologia pode atender cães e gatos com qualquer problema em glândulas secretoras de hormônios – também conhecidas como glândulas endócrinas – sendo elas a tireóide, ovários, testículos, hipófise, adrenais e pâncreas. Ele também trata dos problemas relacionados ao metabolismo, ou seja, as modificações químicas que as substâncias sofrem no interior do organismo dos pets.

Curso online de Endocrinologia em Pequenos Animais

O curso de Endocrinologia em Pequenos Animais é um guia para consulta na prática clínica para profissionais de veterinária de casos suspeitos ou confirmados de endocrinopatias. Clique e saiba mais!

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário