A Enfermagem na Neurologia






A Neurologia estuda os distúrbios estruturais do sistema nervoso central e periférico, apresentando os diagnósticos e tratamentos. Acidente vascular cerebral (AVC), epilepsia, cefaleia, Mal de Parkinson, polineuropatias, enxaquecas, meningites, demências (como Alzheimer), entre outras, são doenças que estão incluídas na especialidade.

A prática de enfermagem de reabilitação tem, neste contexto, um âmbito abrangente, intervindo ao nível das disfunções neurológicas, respiratórias, cardíacas, ortopédicas, traumatológicas e nas deficiências e incapacidades, tornando-se imprescindível, nomeadamente, em Unidades de AVC, Serviços de Medicina, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Neurocirurgia e serviços com grande número de idosos e/ou dependentes.

Este profissional de saúde procura melhorar a qualidade de vida dos utentes, promovendo a sua independência funcional ou a sua adaptação à deficiência, resultante de doença, trauma ou sequelas, ajudando-o com dignidade e fomentando-lhe a autoestima. 

Como profissionais de saúde especializados, é indispensável pensar no significado das nossas ações. Na saúde, o "ajudar" e o "cuidar" não são um simples fato do senso comum enraizado nas boas intenções de quem ajuda. É preciso atuar com vocação, sabedoria e entrega científica, pois esse fazer, é uma forma de arte!

É importante que sejam criadas condições favoráveis à promoção de autonomia e, para isso, a pessoa deve ser estimulada a utilizar as suas capacidades. O caminho nem sempre é fácil. Pode ser lento e moroso, mas pequenos ganhos, tal como beber um copo de água, são autênticas conquistas!

A assistência ao paciente com doenças neurológicas requer técnica e embasamento. O curso de Enfermagem na Neurologia prepara o profissional da equipe assistencial para atuar no tratamento e reabilitação das principais doenças neurológicas.  




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário