A Enfermagem na Equipe Multiprofissional





Equipe Multiprofissional é a junção de esforços e interesse de um grupo de profissionais que reconhecem a interdependência com os outros componentes e se identficam com um trabalho de caráter cooperativo e não competitivo, com o fim de alcançar um objetivo comum cuja atividade sincronizada e coordenada caracteriza um grupo estritamente ligado

Da noção de interdependência a influência bilateral da conduta do grupo interprofissional, surgem os resultados esperados de qualquer função em equipe: a idéia do sinergismo

Sobre o assunto, assim se expressa DE FELICE (1976), "os pacientes consideram a equipe como seu médico". E quanto ao grau de satisfação obtida pelo paciente com relação ao trabalho de equipe, o autor citou SILVER, o qual observou que 94% dos pacientes expressaram satisfação com a assistência combinada, considerando-a melhor do que recebida por um médico somente e, S0% dos pacientes consideraram a associação de um médico e um profissional afim de área de saúde, como uma tendência inevitável na prática da medicina.

Evidenciado está, que o trabalho realizado por equipe multiprofissional constitui importância relevante com as seguintes vantagens:

a) assegura a participação de toda a equipe através de um trabalho integrado;
b) propicia uma assistência mais condigna e humana ao paciente por meio da interação multiprofissional;
c) centra as responsabilidades através do trabalho có-praticado;
d) fortalece as relações entre os profissionais, paciente e família para o alcance dos objetivos;
e) aumenta o aproveitamento da capacidade profissional pela coesão do trabalho;
f) favorece o relacionamento interprofissional.

Para um eficiente desempenho do enfermeiro na equipe multiprofissional é necessário o reconhecimento das etapas do processo de enfermagem como ações progressivas interrelacionadas e sinérgicas, funcionando como reiteração de um ordenamento lógico como segue:

  • — Histórico e Diagnóstico de Enfermagem
  • — Plano Assistencial de Enfermagem
  • — Plano de Cuidados de Enfermagem
  • — Evolução de Enfermagem
  • — Prognóstico de Enfermagem.
No campo da assistência à saúde, a decisão dos enfermeiros, tem sido pouco explorada e, pelas características de autonomia no campo profissional e competência técnica, propicia um novo conceito de enfermagem, e conseqüentemente maior desenvolvimento profissional.

A enfermagem moderna, como profissão cientificamente orientada, deve estar integrada aos padrões normativos técnico-científico e ético-cultural do desempenho do papel profissional. Ela deve ser autoridade no seu campo específico, dentro dos padrões profissionais, o que quer dizer, apenas, que em assuntos de enfermagem, é o enfermeiro aquele que decide.

Para eficiente atuação do enfermeiro a nível de decisão técnico-científica e ético-profissional, torna-se necessário o contínuo estudo e revisão do processo de enfermagem pelos Enfermeiros, a fim de elevar progressivamente a qualidade de prestação de cuidados e medidas que visam atender às necessidades básicas do ser humano.

Tenha vários cursos online de Enfermagem para estudo. Especialidades e assuntos com excelente conteúdo.

As necessidades básicas não satisfeitas dos pacientes podem significar o reflexo da omissão de cuidados de enfermagem, em contrapartida quando as necessidades afetadas dos pacientes são satisfeitas, estes aceitam melhor a terapêutica, e então se atinge, pelo menos, o nível regular de qualidade de oferta de assistência à saúde, esta entendida como bem-estar.

O enfermeiro só assumirá mais plenamente sua responsabilidade legal perante o ser humano e comunidade sob seus cuidados, quando reconhecer que sistematicamente deve revisar e atualizar a metodologia do processo de Enfermagem, definindo desse modo um determinado estilo de assistência.




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário