Saiba mais sobre a Fisioterapia na Uroginecologia





Fisioterapia em uroginecologia é uma especialidade que atua no tratamento conservador das disfunções urogenitais e anorretais como, por exemplo, a incontinência urinária de esforço e as distopias genitais.  É apontada como procedimento de primeira escolha no tratamento destas disfunções evitando ou postergando o processo cirúrgico.

A Fisioterapia em Urologia e Uroginecologia consiste no tratamento de disfunções do assoalho pélvico como a incontinência urinária por esforço, incontinência urinária de urgência, incontinência fecal, obstipação, algias pélvicas além de disfunções pélvicas causadas por alterações neurológicas. A fisioterapia em uroginecologia também é indicada para tratar gra us leves de prolapsos, como a popularmente conhecida, "bexiga caída". O objetivo principal é readquirir o controle sobre a musculatura do assoalho pélvico, podendo contribuir para postergar e até mesmo evitar a necessidade de intervenção cirúrgica.

A atuação da fisioterapia em uroginecologia melhora e diminui as disfunções da estática lombopélvica, facilitando a função uroesfincteriana e promovendo até a correção de outras disfunções. Os portadores de incontinência urinária, prolapsos e dores relacionados às cicatrizes cirúrgicas no períneo podem e devem ser tratadas por esse método: simples, indolor e eficaz

O tratamento engloba diversos recursos, como a cinesioterapia, biofeedback, estimulação elétrica, exercícios proprioceptivos, além de exercícios e orientações domiciliares, como o diário miccional. Estas disfunções costumam ser mais comuns em idosos, mulheres que se submeteram ao parto normal e pessoas que realizam atividades físicas de alto impacto. O tratamento consiste na realização de exercícios que associam contrações e respiração e as sessões duram 50 minutos.

Antes de iniciar o tratamento, o fisioterapeuta especializado nesta área deverá realizar uma avaliação minuciosa, além de reavaliações periódicas, e através destas, orientar, prevenir e tratar disfunções pélvicas em indivíduos de ambos os sexos.

Alguns Cursos online de Fisioterapia 

Programa de Certificação Completa Excelência em Coluna

Ventilação Mecânica Invasiva: princípios básicos e modos convencionais

Ventilação Mecânica Invasiva no Adulto

Treinamento Funcional Online com Keyner Luiz

Maratona de Neonatologia

Fisioterapia Intensiva Oncológica 1.0

Eletrotermofototerapia - Curso com Prof. Dr. Thiago Fukuda

Curso de Massagem Esportiva com Prof. Dr. Wallace Stefanini

Bandagem Neuromuscular Funcional

10 Cursos de Avaliação Completa

Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios

Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário