4 campos de atuação da Psicologia Esportiva




Psicologia do Esporte vem estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam.

Os quatro os campos de aplicação da Psicologia do Esporte são:

O esporte de rendimento que busca a otimização da performance numa estrutura formal e institucionalizada. Nessa estrutura o psicólogo atua analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo.

O esporte escolar que tem por objetivo a formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. Neste caso, o psicólogo busca compreender e analisar os processos de ensino, educação e socialização inerentes ao esporte e seu reflexo no processo de formação e desenvolvimento da criança, jovem ou adulto praticante.

Já o esporte recreativo visa o bem-estar para todas as pessoas. É praticado voluntariamente e com conexões com os movimentos de educação permanente e com a saúde. O psicólogo, nesse caso, atua na primeira linha de análise do comportamento recreativo de diferentes faixas etárias, classes - sócio econômicas e atuações profissionais em relação a diferentes motivos, interesses e atitudes.

Por fim o esporte de reabilitação desenvolve um trabalho voltado para a prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou não, e também com pessoas portadoras de deficiência física e mental.

Cursos online de Psicologia: 

Curso online de Psicopatologia da Infância e da Adolescência

Curso online de Psicodiagnóstico e Transtornos Mentais

Curso de Introdução à Psicologia Analítica 2.0

Curso Psicologia Hospitalar em Concursos Públicos

Curso online de Psicanálise: Teoria e Técnica

Curso online de Neurolinguística

Curso Online de Abordagens psicoterapêuticas em Psicologia

Curso Online de Psicologia Social e a Violência Doméstica

Curso Online de Neuropsicologia

Curso Online de Psicologia Escolar

Curso Online de TDAH em crianças e adultos

Curso Online de Psicologia Social

Curso Online de Psicomotricidade e Psicopedagogia

Curso Online de Psicologia Organizacional

Curso Online de Psicoterapia

Curso Online de Psicologia Escolar e da Educação

Como Prescrever Atividades Psicomotoras

Curso Online de Psicologia no Esporte na Prática

Curso Online de Educação Especial e o Intérprete de Libras


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário