Como desenvolver o hábito de estudar todos os dias



 

Quem quer prestar um concurso público não pode perder tempo: cada minuto conta na hora de estudar!
O fato é que é preciso criar o hábito de estudar todos os dias, mas isso pode ser um desafio bem grande para muitos.
Mas tudo é uma questão de hábito. Você sabia que todo hábito pode ser mudado? Um hábito é sempre proveniente de uma decisão que virou um comportamento automático.
Assim, a regra de ouro para criar um novo hábito é manter a deixa, oferecer a mesma recompensa, inserindo uma nova rotina.
Exemplo 1: Quando você cria o hábito de ir à academia, passa a se alimentar melhor, dormir mais cedo ou com horas necessárias ao seu descanso, fazer escolhas mais saudáveis, e até o seu modo de pensar muda.
Exemplo 2: Quando você cria o hábito de estudar todo dia, fica menos ansioso quanto à prova, organiza melhor seus horários e faz a gestão do seu tempo, passa a ler mais e a ter um vocabulário maior, aumenta a sua capacidade de reconhecer erros e falhas de todos os tipos, bem como seus pontos fortes, faz escolhas mais assertiva para, reconhece necessidades pessoais (como se alimentar, descansar e se entreter), e muito mais.
O livro aponta ainda um pequeno passo a passo poderoso para efetivar a mudança de hábito - inclusive para o hábito de estudar todo dia:
Passo 1 - Identifique a rotina;
Passo 2 - Experimente recompensas interessantes;
Passo 3 - Isole a deixa (o gatilho que leva ao hábito) - identifique um padrão com hora, lugar, estado emocional, etc. - utilize a psicologia ao seu favor;
Passo 4 - Tenha um plano;
Passo 5 - Execute sem ficar encontrando desculpas e outras resistências - foque na execução.
Faça uma análise rápida: quais os hábitos resistentes e destrutivos que você possui hoje na sua rotina e que afetam negativamente os seus estudos para o concurso público? O primeiro passo é identificar estas ações contínuas e nocivas para o seu estudo. Os hábitos só podem ser mudados quando compreendidos.
Ter hábitos assertivos bem definidos é o segundo passo para otimizar a sua preparação para o concurso público. Ao identificar o que precisa ser mudado, você pode analisar também de que forma isso poderia ser feito com foco em atitudes que gostaria de ter diariamente. E quando é possível criar um novo hábito ou o hábito de estudar? Agora mesmo, desde que compreenda quais são os hábitos ruins e como substitui-los.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário