Bola Suiça e Alongamentos






A bola suíça pode ser usada para fazer alongamento antes das atividades físicas. Alongamento é essencial para quem pratica esportes, fortalecendo a musculatura (já que um músculo forte é também um músculo flexível) e evitando lesões,

A Fit Ball ou bola suíça foi criada nos anos 70 por fisioterapeutas na recuperação de vítimas que sofriam de hemiplegia, disfunções neurológicas, paralisia cerebral, lesões musculares e articulares, elas foram incorporadas primeiro às aulas de alongamento, em seguida nas aulas de ginástica localizada e agora com seu próprio método de treinamento, o Fit Ball. O sucesso foi tão grande, que os profissionais da Educação Física também começaram a trabalhar com ela.

A bola relaxa e faz um alongamento global. Trabalha toda a parte articular e consegue fortalecer tanto o tronco quanto os membros superiores. No alongamento com a bola suíça também podemos ter como benefícios:

Melhora do sistema cardiovascular;
Fortalecimento e tonificação dos músculos, principalmente os músculos abdominais;
Melhora o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a velocidade dos reflexos;
Queima calórica;
Eliminação do estresse;
Prevenção de dores na coluna e melhora postural;
Adaptação de vários exercícios, tornando-os mais fáceis ou difíceis de acordo com o objetivo.

Há muitas atividades que se beneficiam do uso de bolas. Por exemplo, pode-se fazer abdominais com as pernas apoiadas nelas — o formato esférico garante apoio e conforto. Ou apertá-las entre os joelhos, exercitando os músculos adutores enquanto se trabalha o abdômen. Os agachamentos também combinam com as bolas, assim como certos exercícios com halteres. Nesse caso, é preciso ficar em pé e de costas para a esfera. A bola deve preencher a região lombar e os braços devem ficar alinhados com os ombros. Essa atividade trabalha os membros superiores e corrige a postura.

O uso da Bola Suíça nos alongamentos para pessoas fisicamente ativas é um ótimo recurso. Adote!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário