Como se tornar um profissional de sucesso: 5 passos





O mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo e são raras as áreas em que sobram vagas hoje em dia. Pode parecer desanimador, principalmente para aqueles recém-formados que estão saindo de suas faculdades e iniciando suas carreiras, mas com as dicas a seguir você irá descobrir meios para conseguir se tornar um profissional diferenciado no mercado, o que certamente irá lhe render boas oportunidades nesse ringue competitivo.

Quer se especializar? A plataforma Preply oferece aulas especializadas nas mais diversas áreas. Com certeza uma delas pode ensiná-lo exatamente o que você precisa para tornar-se um profissional diferenciado no mercado. Aula de inglês na internet - preply, alemão, matemática e química esperam por você na plataforma Preply.


Primeiro passo: especialização.

Especializar-se é uma das maneiras mais inteligentes para atrair mais vagas de emprego. Especializar-se é importantíssimo, seja qual for a sua área e é preciso se renovar e se atualizar sempre para não acabar ficando enferrujado. O ideal é escolher uma área específica, onde exista uma carência de profissionais, para se tornar um expert. Isso irá lhe render boas ofertas de emprego. Observe o mercado e não siga o fluxo que a maioria das pessoas estão seguindo, busque compreender o que o mercado está precisando e busque um MBA, um curso no exterior ou uma pós-graduação, por exemplo. Encare os gastos de sua especialização como um investimento e tenha a certeza de que esse investimento em si mesmo lhe trará bons resultados financeiros num futuro próximo.

Segundo passo: aprenda com quem já tem sucesso

É comum que os profissionais que ocupam altos cargos em uma empresa tenha um mentor. Ter alguém que lhe aconselha é de grande ajuda para aqueles que estão iniciando suas carreiras. Os profissionais de sucesso costumam ter características semelhantes entre si, como por exemplo: são pontuais, cumprem os prazos, são éticos, trabalham bem em equipe, etc. Por essas e outras razões, não sinta inveja, inspire-se e aprenda com aqueles profissionais que são um exemplo a ser seguido, aumentando suas chances de atingir o sucesso, assim como eles.

Terceiro passo: esteja sempre impecável

Engana-se quem pensa que só o sorriso é nosso cartão de visitas. A imagem que apresentamos pode ser decisiva para a conquista ou a perda de uma oportunidade no mercado de trabalho, pois a primeira impressão que as pessoas têm a seu respeito é determinante nessas horas. O ideal é sempre procurar usar roupas adequadas ao ambiente  em que pretende trabalhar, mantendo os cabelos e o visual arrumado e levemente elegante. Atenha-se à higiene bucal para evitar mau hálito. Sorria, seja simpático e educado, mantenha uma boa postura e seja cordial com os demais. A aparência e personalidade devem comunicar aos outros o profissional apropriado que você pode ser.

Quarto passo: mantenha sua mente aberta a novas oportunidades

O fato de você ter se especializado não significa que você não possa exercer outras funções em áreas diferentes. Caso seu chefe lhe peça para fazer uma tarefa diferente a que você está habituado a fazer, não recuse-a, mas pelo contrário. Procure aprender cada vez mais para ir, aos poucos, se tornando um profissional mais completo e único.

Quinta e Última Dica: mantenha seu profissionalismo em dia

Não permita que suas questões e problemas pessoais atrapalhem o seu desempenho no trabalho. Muitas vezes algumas pessoas se perdem e acabam prejudicando carreiras produtivas por motivos pessoais. Lembre-se que você é um funcionário e por isso tem o dever de desempenhar sua função da melhor forma possível, caso contrário pode acabar perdendo seu emprego. Então seja maduro e saiba separar seus problemas pessoais da sua carreira profissional. E essas foram as 5 dicas para se tornar um profissional de sucesso. São atitudes simples, mas que fazem grande diferença e que com certeza irão ajuda-lo a atingir todos os seus objetivos profissionais.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário