Sabendo mais sobre o Cuidado Paliativo na Enfermagem





O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Embora as maiores taxas de incidência de câncer sejam encontradas em países desenvolvido

Em cuidados paliativos (CP), a doença avançada, com seu sofrimento e morte, evoca uma atitude de solidariedade e de bom senso universal para com o paciente e sua família. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos são uma abordagem que objetiva a melhoria na qualidade de vida do paciente e seus familiares diante de uma doença que ameaça a vida, através da prevenção e alívio de sofrimento, através da identificação precoce e avaliação impecável, tratamento de dor e outros problemas físicos, psicológicos e espirituais.

A grande verdade é que o serviço de Cuidados Paliativos (CP) é de fundamental importância dentro de um hospital, sendo um grande paradigma da medicina que está surgindo. É o cuidado ativo total de pacientes cuja doença não corresponde mais ao tratamento curativo, controlando a dor e outros sintomas, problemas de ordem psico-afetiva, social, espiritual e cultural são prioritários, cujo objetivo é proporcionar a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares.

A definição da OMS explicita também que os Cuidados Paliativos:
  • Afirmam a vida e encaram o morrer como um processo normal;
  • Não apressam nem adiam a morte;
  • Procuram aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis;
  • Integram os aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados do paciente;
  • Oferecem um sistema de apoio e ajuda aos pacientes para viver tão ativamente quanto possível até a morte;
  • Disponibilizam um sistema de apoio para ajudar a família a lidar durante a doença do paciente e no processo do luto.
Diante do aumento do número de pessoas com câncer e da necessidade do conhecimento por parte dos profissionais que trabalham com este público acerca dos cuidados paliativos. É uma área em crescimento dentro da Enfermagem. 




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário