Musicoterapia e a saúde de pacientes







Para muitas pessoas, em muitas culturas, a música é um aspecto importante da vida. Mas a maioria das pessoas ficam chocadas quando ouvem sobre os benefícios da musicoterapia. Parece que este tratamento ainda é um assunto alheio a muitas pessoas em todo o mundo.

O
interesse da música sobre a saúde começou a surgir a partir do século XXI, especialmente sobre o controle e redução da dor. Além disso, a importância da interação entre paciente e música auxilia na promoção da saúde através de experiências musicais. O mecanismo ainda permanece obscuro, mas a hipótese fisiológica é a liberação de peptídeos opióides endógenos, como a endorfina, através da estimulação da glândula pituitária. Há, então, a redução da dor e da necessidade de anestésicos. A redução das frequências cardíaca e respiratória parece estar associada à redução das catecolaminas. Foi encontrada, também, a redução da ansiedade, especialmente presente em pacientes hospitalizados. Sons ritmados e harmônicos podem aliviar dores físicas e emocionais, além de agir em parâmetros hemodinâmicos.

é uma profissão da área da saúde que usa música para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais dos indivíduos de todas as idades.

A musicoterapia é uma profissão da área da saúde que usa música para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais dos indivíduos de todas as idades. Melhora a qualidade de vida e atende as necessidades de crianças e adultos com deficiências ou doenças. Essa atividade é exercida por um profissional legalmente formado em musicoterapia, o musicoterapeuta. E pode ser aplicada para:

• promover o bem estar
• gerenciar o estresse
• aliviar a dor
• expressar sentimentos
• melhorar a memória
• melhorar a comunicação
• promover a reabilitação física
• melhorar a socialização
• melhorar a qualidade de vida
A musicoterapia é uma excelente ferramenta. Abaixo indico alguns cursos para aprendizado e aprimoramento de alguns instrumentos:

Curso completo de Violão

Curso de Guitarra Fundamental

Curso de Violino

Acesse os três e veja qual o que mais faz o seu estilo. Eles são excelentes.

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário