Melhore a eficiência do nado crawl na Natação




A busca pela melhora da eficiência na Natação é continua. Seja em amadores ou profissionais, saber como melhorar braçadas e pernadas é fundamental. Na natação, pela pernada ser sempre constante, ser eficiente é percorrer uma distância usando um menor número de braçadas. Ou seja, quem nada 25 m executando 25 braçadas tem uma eficiência de 1 metro por braçada. Se o mesmo nadador passa a percorrer os 25 m executando agora 20 braçadas, sua eficiência passa a ser de 1,25m por braçada, uma melhora de 25%.

Ebooks grátis sobre Esportes e Educação Fìsica

Mas como fazer para melhorar a eficiência dessas braçadas? Dois pontos são importante sob esse aspecto na resposta desta pergunta;

1- Aumento de força dos membros superiores;

O aumento de força talvez seja mais simples de se obter em relação a melhora técnica, já que o ganho de força esta relacionado a exercícios localizados e de sobrecarga progressiva como a musculação. Porém é importante ressaltar que o ganho de força adquirido na musculação, por exemplo, precisa ser transferido para água nos movimentos de braçada, e é exatamente neste ponto onde precisamos estar com a parte técnica mais apurada.

2- Exercícios de correção de técnica, principalmente de percepção e finalização de braçada.

O aprimoramento técnico, geralmente, é desenvolvido com exercícios e movimentos do próprio nado. O professor tem papel fundamental neste momento, já que é ele quem esta fora da água e melhor pode observar os movimentos que estão sendo executados. No entanto, a consciência corporal e a habilidade que cada indivíduo têm com a natação são determinantes neste momento. O segredo para a braçada correta do crawl é aliviar um pouco a aplicação de força até que sua mão e antebraço estejam alinhados e na vertical (ponta dos dedos apontando para o fundo da piscina). Mark Evans, autor de vários livros de triathlon, afirma que a fase de apoio da braçada é conseguida pela posição do braço e não através da força.

Para a melhora desses dois pontos vem com treinamento e o profissional que trabalha com Natação precisa estar atento a esses dois pontos e outros aspectos para melhora da eficiência, que falei lá em cima.



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário