Atuação do Nutricionista dentro de um hospital





A alimentação é um os pilares de reabilitação no paciente no hospital. No hospital, compete ao nutricionista fornecer assistência dietética e promover educação nutricional aos pacientes internados. É ele quem faz a triagem que pode identificar pacientes com perda de peso, redução do apetite, patologias e cuidados específicos com a alimentação. Cuida de todo o processo de produção de alimentos e solicitação de dietas, monitora o estado nutricional e garante o cuidado personalizado, sempre atuando com uma equipe multidisciplinar formada por médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, e outros.

Cd com artigos e matérias de Nutrição em Saúde Coletiva
Cd com artigos e matérias de Nutrição Hospitalar

O profissional pode ser solicitado para diversas outras áreas e pode atuar no gerenciamento do sistema, na qualidade de processos diversos, dar ênfase ao ensino e à educação continuada, identificar os pontos para controle sanitário frequente, se especializar em terapia nutricional e em muitos outros aspectos da profissão.

Enfermaria

São diversas enfermarias existem em um hospital: cardiovascular, Unidade de Terapia Intensiva, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, pediatria, urologia, ginecologia, clínica médica, entre outras.

Setor de Hemodiálise

Pacientes em diálise ou hemodiálise necessitam de dieta e atenção especiais. O nutricionista é o profissional que atua junto com a equipe multidisciplinar a fim de garantir o sucesso do tratamento do paciente.

Ambulatórios/consultórios

Área da Nutrição Hospitalar na qual o paciente é atendido por uma consulta, avaliado nutricionalmente.

Banco de Leite Humano

Muitos hospitais brasileiros têm o Banco de Leite Humano, setor que recebe doações de leite materno e que servirão como alimento para os recém-nascidos impossibilitados de serem amamentados pela sua própria mãe. O leite materno é a melhor fonte de nutrientes que um bebê pode receber, evitando a inserção precoce de fórmulas lácteas.

Serviço de Nutrição e Dietética

Aqui o nutricionista cuida de todo o processo, desde a elaboração do cardápio, compra dos ingredientes, preparação, armazenamento e distribuição. Em muitos hospitais, o restaurante fornece a alimentação dos pacientes e funcionários.

Nutrição Parenteral e Enteral

O nutricionista que pretende se dedicar à essa área deverá fazer uma especialização. Dentro do hospital existe a comissão de nutrição parenteral e enteral composta por nutrólogo, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro. A formação da comissão é uma obrigatoriedade recente, sendo assim, o número de nutricionistas que procuram a especialização na área tem crescido bastante.

Atendimento domiciliar

Pacientes que receberam alta, mas que ainda necessitam de cuidados, podem ser visitados por um nutricionista em casa. As orientações são feitas tanto para o paciente quanto para a família ou o cuidador.

Seja qual for a área do hospital em que pretende atuar, o nutricionista sempre deve lembrar que a ciência e a tecnologia renovam-se continuamente e isso exige frequente atualização dos conhecimentos. Participar de cursos, especializações e pós-graduação, de congressos, seminários e simpósios e desenvolve projetos de pesquisa e publicar trabalhos científicos são boas formas de se manter atualizado.

Com ajuda daqui

Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário