A brincadeira na Educação Física Escolar



http://tecciencia.ufba.br/educacao-fisica-escolar/006.jpg

A atividade que a pessoa pratica e através da qual ela consegue atingir a sua recreação chamamos de atividade lúdica ou atividade recreativa. Essas
atividades recreativas têm uma importância na  formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral (motor,social e cognitivo).
Uma das motivações para esse crescimento é a percepção da importância  dessa prática em todos os momentos da educação básica, inclusive na educação infantil.
s crianças brincam, e com muita intensidade em sua fase pré-escolar e brincam, também, quando não estão em horário  de aula. As crianças são especialistas em brincadeira.
Com isso se faz necessário, quando pensamos em atividade física escolar,  principalmente  para a educação infantil, pensarmos em atividades recreativas. Não cabe ao nosso objetivo, nesse  texto, abordarmos a importância da educação física nesse período ou quem deve aplicar as aulas, e sim a relevância que a atividades recreativas devem ter nesse período escolar.
Falamos de um momento onde o movimento é de extrema importância para o futuro da criança. Desenvolver habilidades e capacidades nos primeiros anos de vida pode trazer benefícios no futuro. E, sem dúvida, a melhor forma de trabalhar como os "pequenos" é através de brincadeiras.
Bem melhor que trabalhar a velocidade e resistência com corridas pela quadra é fazer um pic pega temático com animais, por exemplo. E quando trabalhar a lateralidade fazer um pic linha onde os alunos só podem se deslocar andando em cima da linha.
Enfim, trabalhar as competências necessárias para essa idade de forma que as crianças sintam motivadas a participar das atividades e, às vezes, sem  mesmo  perceber o que está sendo trabalhado. Mas o professor deve saber, e muito bem, o que e para que está aplicando cada atividade.
Possuímos CDs e DVDs que podem ajudar o professor de Educação Física a ter um melhor entendimento desses aspectos.
Veja só:



Sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo e posso te indicar cursos e ebooks sobre esse assunto.. Entre em contato conosco através do Email, do Whatsapp ou do Messenger

Comente:

Nenhum comentário