Saiba mais sobre os sintomas do Bruxismo



http://trifattoinvoga.com.br/wp-content/uploads/2014/01/bruxismo-saiba-o-que-e.jpg

O bruxismo, ou ato de apertar ou ranger os dentes, é um distúrbio geralmente inconsciente. Pode ocorrer tanto à noite  quanto de dia e  causar diversos problemas de origem  dentária, além de  sintomas de dor e disfunção na região da face, cabeça e pescoço . A sua causa ainda é desconhecida, porém sabe-se que o estresse e a ansiedade tem um papel importante no desenvolvimento e/ou agravamento desta parafunção*. Em alguns casos o bruxismo é completamente assintomático, portanto, de difícil diagnóstico.

É comum que os portadores de bruxismo tomem conhecimento do problema somente após o comentário de familiares ou namorados, que relatam ouvir um som de ranger de dentes enquanto eles dormem. Ou após um exame dental rotineiro, quando descobrem que seus dentes estão desgastados ou trincados. Além disso, fraturas em restaurações e próteses, retração gengival, e mobilidade dentária são sinais clínicos frequentemente observados nestes pacientes.

Quanto mais cedo o  bruxismo for  tratado,  menor é a chance do aparecimento de sintomas dolorosos na região orofacial e do desgaste atingir a dentina e, em casos mais severos, a polpa dentária. Evita-se, assim, a sensibilidade dentinária e a necessidade de tratamentos de canal em um ou mais dentes. 

Além disso, o desgaste acentuado dos dentes pode ocasionar a perda da função fonética e mastigatória além de alterar a estética dentária e facial, acelerando o processo de envelhecimento da face. Os dentes anteriores desgastados pelo bruxismo geralmente ficam mais curtos, todos do mesmo tamanho, perdem a forma e o contorno, ficam mais sucetíveis à absorção de pigmentos e, consequentemente, mais amarelados. O desgaste dos dentes posteriores pode causar diminuição da distância entre as arcadas superior e inferior, que ficam mais aproximadas - diminuição da altura da face.Pode ocorrer  a diminuição dos lábios (lábios finos)  e o aparecimento ou intensificação das rugas de expressão em torno da boca.

Nestes casos, é necessária uma avaliação criteriosa por um profissional especialista para avaliar a  possibilidade de recuperação da função e/ou estética perdidas por meio de de tratamentos protéticos e restauradores. Estes tratamentos tratam o bruxismo, minimizando as chances do  comprometimento futuro  de estruturas dentárias, ósseas, musculares e articulares.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário