Posição Anatômica, Planos e Movimentos




Posição anatômica é a posição em que o corpo está em posiç&#

Definir os movimentos do corpo humano é geralmente muito complexo, uma vez que podem ser realizados em diversas direções, por isso os especialista adotaram uma posição de referência universal chamado Posição Anatômica.

Posição anatômica é a posição em que o corpo está em posição ereta (em pé ou posição ortostática), com a face voltada para frente e olhar dirigidos para o horizonte, membros superiores estendidos paralelos ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores estendidos e unidos com os pés voltados para frente
Esta não é uma posição habitual, mas uma simples referência para iniciarmos os estudos dos movimentos que são observado em 3 planos:

1º) O Plano Sagital: É aquele que divide o corpo em duas metades; uma direita e outra esquerda, é o plano nos quais os movimentos são visíveis de perfil. O movimento no plano sagital que leva uma parte do corpo para frente, partindo-se da posição anatômica denomina-se Flexão: exemplo: flexão de quadril.O movimento que leva uma parte do corpo para trás denomina-se Extensão: exemplo extensão do pescoço.

2º) O Plano Frontal ou Coronal: É aquele que divide o corpo em partes anterior e posterior, é o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de frente. O movimento no plano frontal que leva uma região do corpo para a linha mediana do corpo denomina-se Adução: exemplo: adução do quadril. O movimento que afasta uma região do corpo pra longe da linha mediana do corpo denomina-se Abdução: exemplo: abdução do ombro. Para o Tronco e Pescoço o movimento no plano frontal denomina-se Inclinação Lateral.

3º) O Plano Transversal: É aquele que divide o corpo em parte superior e inferior , é o plano no qual se realizam em movimentos visíveis de cima e de baixo. O movimento em plano transversal que leva uma parte do corpo para "fora" (lateralmente), denomina-se Rotação Lateral : exemplo: rotação lateral do quadril. O movimento que leva uma parte do corpo para "dentro" (Medialmente), denomina-se Rotação Medial : exemplo: rotação medial do ombro. Para o Tronco as rotações efetuam-se para direita ou para esquerda.

Termos Usados na Anatomia:

Mediano: Situado sobre a linha mediana do corpo

Medial: Voltado ou situado perto da linha mediana do corpo

Lateral: Voltado para o lado oposto ou situado longe da linha mediana do corpo

Proximal: Próximo do centro do corpo ( ou do tronco)

Distal: Afastado do centro do corpo (ou do tronco)

Anterior: Voltado para ou situado na frente

Posterior: Voltado para ou situado atrás

Superior: Situado na ou próximo da parte superior do corpo

Inferior: Situado na ou próximo da parte superior do corpo

Obs: Os termos Proximal e Distal são também usados para indicar estruturas mais próximas (proximal) ou mais afastadas (distal) da origem ou raiz do membro.


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário