Tipos de Defesa e Sistema Ofensivo no Handebol






Handebol é jogo que está a cada dia mais perto de medalhas, o jogo que surgiu há muito tempo hoje ainda tem fãs. Mas para poder jogar bem é preciso saber algumas dicas e táticas.

Hoje nós vamos falar sobre o Sistema Tático do Handebol, os tipos de Defesa e o Sistema Ofensivo, ficou interessado? Então confira


Ebook grátis: Jogos pré-desportivos no Handebol

Sistema Tático:

É a forma de dispor (posicionar) os jogadores em quadra, podendo ser no ataque ou na defesa. A maneira pela qual são postos em ação os sistemas adotados em um jogo, tanto na defesa como no ataque, com a intenção de superar o adversário.

Tipos de Defesa:

**Individual: pode ser em toda a quadra, meia quadra ou próxima aos nove metros.

**Zona: Cada jogador defende em um determinado espaço. Mista (combinado: é a fusão da defesa individual com a defesa mista.

Respeitando-se uma disposição gráfica e linear, observe:


Sistema Ofensivo:

Da mesma maneira que os sistemas de defesa, estes sistemas de ataque também possuem as aplicabilidades da seguinte maneira:

-Posicional: rápida circulação da bola, cada jogador ocupa a sua posição característica, quem circula é a bola.

-Circulação: Os atletas deverão estar em constante movimentação, com troca de posições e de passes rápidos.

-Combinado: caracterizado pela mistura do posicional e do circulação, alguns jogadores permanecem em suas posições características, enquanto os outros circulam, principalmente próximo à área de 6 metros.


Da mesma maneira que os sistemas de defesa, estes sistemas de ataque também podem ser classificados com rápida circulação de bola, cada jogador ocupa a sua posição, os atletas deverão estar em constante movimentação.


Jogadores: as posições dos jogadores de Handebol são: goleiro (7), armador central (3), armador ou meias direito e esquerdo (5 e 2), pivô (4) e pontas direitas e esquerdas (6 e 1).

Dicas para professores e estudantes

Ter material de qualidade para o estudo do Handebol é importante. Eu indico:


Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Comente:

Nenhum comentário